Setor de Transferência de Tecnologia realiza palestra para mestrandos

“Inovação e Empreendedorismo na UFJF”, este foi o tema da palestra realizada pelo setor de Transferência de Tecnologia do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento aconteceu no anfiteatro da Engenharia, no dia 22 de abril, direcionado para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído.

A palestra foi realizada pela Secretária Executiva do setor de Transferência de Tecnologia do Critt, Débora Marques, como uma oportunidade de mostrar aos pesquisadores que não só os materiais teóricos podem orientar o desenvolvimento dos projetos acadêmicos. De acordo com ela, “o evento foi muito produtivo, pois, possibilitou mostrar que as palestras são ferramentas relevantes para o direcionamento das futuras pesquisas”. Débora ressalta ainda que além de temas como o empreendedorismo e a inovação, ela explicou como funciona o processo de depósito de patentes e também os processos de incubação e de pré-Incubação do Critt.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, professora Maria Teresa Gomes Barbosa, muitas vezes os pesquisadores não possuem as informações necessárias para dar um direcionamento correto para os seus projetos, os quais podem ficar restritos ao meio acadêmico. “Algumas pessoas acreditam que o registro de patente só está relacionado às pesquisas da área tecnológica. No entanto, é preciso estar atento, porque o projeto pode gerar algum outro tipo de registro”, diz ela.  A coordenadora também ressalta que as palestras são esclarecedoras, pois, informam os pesquisadores sobre as novas metodologias, além de fornecer um conhecimento mais administrativo e uma noção mercadológica sobre possíveis produtos a serem desenvolvidos.

Com o desenvolvimento tecnológico, o aumento das demandas do mercado e, consequentemente, das pesquisas para atendê-lo, o Critt passou a oferecer palestras relacionadas a temas como inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual. Assim, os departamentos, as unidades da UFJF e as instituições de ensino superior da cidade, interessados neste tipo de apoio, podem solicitar ao Critt o agendamento de palestras.

Outras informações pelo telefone: (32)2102-3435 – ramal 224.