Fechar menu lateral

Inscrições para Programa de Empreendedorismo são prorrogadas na UFJF

Até 9 de maio, estudantes de mestrado e doutorado da UFJF podem se inscrever no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação. O objetivo do Programa é desenvolver habilidades de empreendedorismo e inovação em alunos da pós – graduação, através de um processo inovador conhecido como Embate (Empreendedorismo de Base Tecnológica). Essa metodologia coloca os participantes em situações vividas no cotidiano de um empreendedor e os desafia a encontrar soluções inovadoras para problemas típicos do processo de inovação.

O Embate tem duração de cinco dias e 20 horas, e ao final deste período, cada equipe constrói um plano de inovação. O método é um exercício que ajuda os participantes a estruturar uma idéia ou conhecimento científico em forma de produto, tecnologia ou negócio inovador que possa ser aplicado no mercado.

Os participantes têm a oportunidade de por em prática o conhecimento acadêmico adquirido, possibilitando conhecer um pouco mais do mercado de trabalho, para que assim desenvolvam um perfil empreendedor.

Além do aprendizado, os alunos concorrem a prêmios. Os planos de inovação elaborados competem entre si em um torneio. A primeira fase é a seleção do melhor Plano de Inovação por turma. As equipes vencedoras desta fase irão visitar um centro de referência em inovação em Minas Gerais. Em seguida, haverá a seleção dos Planos de Inovação por universidade, totalizando 13 planos, que irão representar cada universidade no concurso estadual. Nesta fase, será selecionado o Plano Vencedor de Minas Gerais. A equipe vencedora desta última fase ganhará uma visita a um centro de referência em inovação no exterior.

Quem já passou pelo Programa confirma que a experiência pode ampliar a visão dos mestrandos e doutorandos sobre pesquisa, inovação e mercado de trabalho. Segundo Francisco Guilherme Nogueira, da equipe vencedora da Universidade Federal de Lavras (Ufla): “O Programa traz reflexões importantes na área de inovação e empreendedorismo. Concilia com os nossos conhecimentos acadêmicos e traz uma visão bem prática, o que contribui muito, não só para formação profissional, mas em todos os aspectos.”

A iniciativa do Programa é a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) e o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com o Instituto Inovação. Outras informações podem ser conferidas no site: www.simi.org.br/empreender