Projeto da pré-incubação é aprovado para a Incubadora do Critt

Os empresários Tide Soares e Rafael Lopes, a responsável pela IBT, Flávia Ruback e a colaboradora Tatiana Maestri

A Incubadora de Base Tecnológica e Design do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou mais um projeto inscrito para o edital de incubação. A novidade, porém, é que o projeto aprovado foi desenvolvido por um dos participantes do primeiro processo de pré-incubação do Critt, no período de julho de 2009 a dezembro de 2009. A experiência foi tão positiva para o estudante Rafael Lopes de Almeida, que ele amadureceu a vontade de abrir uma empresa e ingressar no processo de incubação. Rafael, em sociedade com Tide Soares Paes Leme, pretende dar continuidade ao seu projeto “Sistema para Controle de Internet sem fio”, desenvolvendo um produto específico para o mercado nacional.

O produto, denominado “Hot Spot Wi-fi”, já vem sendo desenvolvido há dois anos pelo empreendedor Rafael. O objetivo do serviço é oferecer um sistema completo e versátil para autenticação de usuários, o que agiliza a implementação de uma estrutura para a comercialização de acesso a internet sem fios. “Este tipo de serviço tem um amplo mercado e já vem sendo procurado, principalmente, no ramo hoteleiro, nos estabelecimentos comerciais e nos cyber cafés”, explica o empresário.

Segundo Rafael, passar pelo processo de pré-incubação foi fundamental para inserir seu produto no mercado. “Eu tive a oportunidade de participar de vários cursos de capacitação, recebi orientação em gestão empresarial, marketing, captação de recursos e propriedade intelectual. Todo esse embasamento teórico me ajudou a montar um plano de negócios consistente e dar continuidade ao meu projeto. Passei a ter uma visão mais realista de estratégia e de mercado”, comenta.

Tide Soares e Rafael Lopes

No momento, o empresário está reunindo toda a documentação necessária, para ingresso no processo de incubação, que passará pela avaliação do setor jurídico do Critt. Com a aprovação de todos os documentos, será providenciada a assinatura do contrato junto à Incubadora. A previsão é que a nova empresa seja instalada em maio deste ano.

Além deste projeto, três outros foram aprovados na primeira etapa do edital e estão em processo de elaboração do Plano de Negócios. Como o edital de incubação é de fluxo contínuo, os interessados em participar podem procurar a Incubadora, através do telefone (32)2102-3435, ramal 226 ou pelo e-mail ibt.critt@ufjf.edu.br . Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, sendo necessário, entretanto, que na assinatura do Contrato de Incubação com a UFJF a empresa já esteja legalmente constituída. Além disso, os projetos aprovados na Pré-incubação e no Programa de Incentivo à Inovação (PII) estarão dispensados da fase 2 do processo de seleção, por já possuírem um Plano de Negócios do empreendimento. O Edital tem como objetivo estimular novos negócios direcionados ao desenvolvimento de inovações tecnológica e de design.