Critt reúne finalistas do Segundo Programa de Incentivo à Inovação

Pesquisadores do PII e equipe do Critt

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou nesta quarta-feira, 24 de março, uma reunião com os finalistas do Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII). Estiveram presentes os coordenadores e estudantes dos projetos, a equipe do Critt responsável pela coordenação do Programa na Universidade e colaboradores do Centro.  O objetivo do evento foi apresentar o cronograma que deverá ser cumprido pelos selecionados e explicar sobre a utilização do recurso financeiro destinado ao Plano de Negócios Estendido e à Prototipagem.

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Prof. Paulo Nepomuceno, ministrando palestra inaugural

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Augusto Garcia Nepomuceno, falou aos presentes sobre o sucesso que o PII da UFJF vem produzindo desde a sua primeira edição. Os resultados positivos do Programa tiveram projeção nacional e internacional. Nesta semana, por exemplo, a UFJF foi convidada pelo Sebrae a participar de um evento em Cuiabá, no Mato Grosso, para passar sua experiência de Minas com o Programa. Além disso, quatro projetos do Primeiro PII da UFJF foram classificados na competição internacional Idea to Product Latin América 2008, sendo um deles premiado em 1° lugar na categoria Inovação Tecnológica “Idea to Product Global”, no qual competiram projetos do mundo todo.

Paulo Nepomuceno também retificou que devido a um problema de divulgação na lista dos selecionados, um projeto não foi incluído como finalista. Assim, mantendo o histórico, o Segundo PII apresenta recorde de participação, com 71 inscritos, 20 projetos selecionados para os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e de Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS) e que terão seus projetos publicados em um livro, e 15 projetos finalistas, que receberão o aporte financeiro de R$40 mil. O secretário explica que “a seleção de cinco projetos a mais do que estava previsto no edital se deve à qualidade das pesquisas. Com isso, os parceiros SEBRAE-MG, Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e a UFJF decidiram investir mais recursos para o desenvolvimento de 15 projetos. O Segundo PII da UFJF promete repetir o sucesso do Primeiro”, disse ele.

O Programa de Incentivo à Inovação da UFJF é gerido pelo Critt desde a sua primeira edição, ficando responsável por apoiar e orientar os participantes. Assim, o Centro vai oferecer aos finalistas apoio no depósito de patente, na compra dos materiais necessários para o desenvolvimento dos projetos, e disponibilizar a cada pesquisador uma equipe mercadológica para o desenvolvimento do Plano de Negócios Estendido.

Abaixo segue a lista dos 15 projetos finalistas (em ordem alfabética):

1

Ação Repelente e Carrapaticida do Timol

2

Analisador de Qualidade de Energia Elétrica-Versão PRODIST

3

Avaliação da Eficácia Terapêutica de Análogos da Talidomida e Toxicidade Pré-clínica

4

Bioprotector

5

Construção de um Esfincter Eletrônico para ser Implantado no Sistema Urinário

6

Desenvolvimento de um Avaliador Qualitativo e Quantitativo de Agregados Graúdos e/ou Minérios Baseado em Processamento de Imagens

7

Dispositivo de Segurança para Agulha de Hemodiálise

8

Endophyto

9

Ergômetro para Cadeira de Rodas

10

Medidor de Distância Cabo-solo Não Invasivo

11

Modem Banda Larga para Transmissão de Dados Via Rede Elétrica em Ambientes Internos com Taxas de até 2.5 Gbps

12

Produção de Condroitim Sulfato e Outros Glicosaminoglicanos de Matriz Extracelular de Cartilagem

13

Reaproveitamento do Rejeito do Mármore como Agregado Miúdo para
Confecção de Argamassas e Concretos.

14

Régua para Determinar a Massa Molecular e/ou Tamanho de Macromoléculas