Critt divulga lista dos selecionados pelo Programa de Incentivo à Inovação

Confira os 14 projetos selecionados que irão receber aporte de R$40 mil

A lista dos projetos selecionados pelo Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII) foi finalizada nesta última sexta-feira, 19 de março, no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). O edital previa a seleção de 10 finalistas, porém, com o alto nível de qualidade dos projetos, a banca chegou ao consenso pela aprovação de 14. Cada um destes projetos receberá um aporte de R$ 40 mil, sendo R$ 35 mil para o desenvolvimento de produtos e processos ou para a finalização de protótipos e os outros R$ 5 mil para a criação do plano de negócios estendido.

A seleção dos projetos foi realizada no dia 15 de março deste ano, por uma banca examinadora formada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG e JF), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por representante da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e por representantes da UFJF, como a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Faculdade de Administração e Economia. Os trabalhos receberam o auxílio do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação da Universidade Federal de Minas Gerais (NTQI).

Os Projetos selecionados são (ordem alfabética):

Título Completo
1 Ação Repelente e Carrapaticida do Timol
2 Analisador de Qualidade de Energia Elétrica-Versão PRODIST
3 Avaliação da Eficácia Terapêutica de Análogos da Talidomida e Toxicidade Pré-clínica
4 Bioprotector
5 Construção de um Esfincter Eletrônico para ser Implantado no Sistema Urinário
6 Desenvolvimento de um Avaliador Qualitativo e Quantitativo de Agregados Graúdos e/ou Minérios Baseado em Processamento de Imagens
7 Dispositivo de Segurança para Agulha de Hemodiálise
8 Endophyto
9 Ergômetro para Cadeira de Rodas
10 Medidor de Distância Cabo-solo Não Invasivo
11 Modem Banda Larga para Transmissão de Dados Via Rede Elétrica em Ambientes Internos com Taxas de até 2.5 Gbps
12 Reaproveitamento do Rejeito do Mármore como Agregado Miúdo para Confecção de Argamassas e Concretos.
13 Régua para Determinar a Massa Molecular e/ou Tamanho de Macromoléculas
14 Sistema de Ar Condicionado Ecológico

O Segundo PII é um convênio firmado entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino superior de Minas Gerais e o Sebrae. O objetivo do Programa é apoiar tecnologias inovadoras geradas nos laboratórios da UFJF, com ênfase em suas aplicações práticas para a sociedade e para o mercado, por meio da transferência de tecnologias e/ou da criação de novas empresas de base tecnológica.

Outras informações: (32)2102-3435, ramal 224.