Segundo PII da UFJF inicia produção de livro

O Segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou os trabalhos para a produção de um livro, que apresentará os 20 projetos pré-selecionados no Programa. A fase é de coleta de informações, entrevistas com os pesquisadores, fotos e imagens dos projetos. A editoração do livro será feita pela empresa Margem 3, de Belo Horizonte, e conta com o trabalho da jornalista Patrícia Nunes e do fotógrafo Ignácio Costa. Além do livro, também está sendo preparado um vídeo que apresentará o Segundo PII, as pesquisas desenvolvidas e o depoimento dos pesquisadores e dos bolsistas participantes do Programa.

O edital para o Segundo PII foi lançado em agosto de 2009, direcionado aos pesquisadores da UFJF e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFET), que apresentem pesquisas inovadoras de potencial aplicação no mercado.  Com 71 projetos inscritos, o Segundo Programa foi recorde de inscrições em relação à primeira edição. Destes, 20 foram pré-selecionados para o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica de Impacto Ambiental e Social (EVTCIAS) e constarão no livro. Os critérios para a seleção foram: a adequação das propostas enviadas ao Programa e o estágio de desenvolvimento das ideias apresentadas, observados também os impactos ambientais e a contribuição dos projetos para o desenvolvimento regional.

A próxima etapa do projeto acontece em março de 2010, quando serão selecionados os 10 projetos que receberão o aporte financeiro de R$ 40.000,00 para o desenvolvimento de protótipos e processos e do Plano de Negócios Estendido.  A comissão avaliadora será formada pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade, professor Paulo Nepomuceno, pela Pró-reitora de Pesquisa da UFJF, professora Marta Tavares D’Agosto, e pelos representantes do SEBRAE-MG e da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

O Programa de Inventivo à Inovação é um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora e o Sebrae e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico de Juiz de Fora e região, através da criação de novas empresas de base tecnológica, atração de investidores de capital e insumos para o Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região.

Outras informações pelo telefone: 2102-3435 ramal 224 ou pelo e-mail: att.critt@ufjf.edu.br