Nova cama hospitalar vai ser testada no Hospital Universitário

A cama hospitalar com o Sistema de Decúbito Fisiológico (SDF), criada pelo pesquisador independente Dr. Luis Antônio Tavares e adotada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será implantada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário da UFJF. O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) está responsável por transferir a nova tecnologia do  projeto e adaptar um sistema digital que irá coordenar os movimentos da cama.

A nova tecnologia estava sendo usada em um hospital de Cachoeira do Itapemirim (ES), e foi trazida para passar por testes pelas enfermeiras do HU de Juiz de Fora. De acordo com Débora Marques, Secretária Executiva do Critt, um estudo prático sobre as aplicabilidades da nova cama vai ajudar na transferência da tecnologia. “Com um estudo comprovando as vantagens que a cama traz aos pacientes acamados será mais fácil oferecer a nova tecnologia”, explica.

O protótipo é uma inovação que agrega a um modelo novo a capacidade de mobilizar o paciente, alternando ritmicamente as áreas de contato com o leito, fazendo com que ocorra a manutenção e o restabelecimento da circulação sanguínea nos tecidos. Com isso, a nova tecnologia previne as lesões causadas pelo longo tempo que o paciente permanece deitado. Além disso, mantêm os movimentos mais comuns das camas hospitalares, já presentes no mercado.

A previsão é que a cama seja alocada na UTI do HU Centro na próxima semana, entre o dia 21 e 23 de dezembro, assim que o sistema analógico da cama for substituído pelo digital. Outras informações pelo telefone 2102-3435, ramal 204.