Fechar menu lateral

Critt participa de reunião da Rede Mineira de Inovação

Nos dias 10 e 11 de dezembro, aconteceu em Belo Horizonte a última reunião do ano de 2009 da Rede Mineira de Inovação – RMI, à qual o Critt é filiado.  O encontro contou com a participação de representantes das incubadoras e parques tecnológicos de Minas Gerais.

Um dos temas mais discutidos no evento foi o “Cerne” – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos – programa de certificação para atestar a qualidade das incubadoras brasileiras. A explicação sobre o modelo e os benefícios que ele trará para as incubadoras de empresas e parques tecnológicos filiados à Rede foi feita pela diretora administrativa da RMI, Daisy Melo. O modelo Cerne foi apresentado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec  e discutido por representantes de incubadoras de empresas de todo o país em quatro oficinas que aconteceram nas cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Belém (PA) durante o ano de 2008.  

O objetivo é ampliar quantitativa e qualitativamente os resultados do setor de incubação. A certificação será similar a outros programas consagrados, como ISO 9000 ou 14000. Segundo o consultor da Anprotec e presidente do Porto Digital, Marcos Suassuna: “O movimento brasileiro de incubação vem crescendo a uma taxa expressiva nos últimos dez anos, alcançando uma média superior a 25%. No entanto, essa expansão não tem acompanhado padrões de qualidade. Há muitos centros bons, mas outros que precisam estruturar suas atividades de acordo com a demanda da sociedade”. Ele diz ainda que “a intenção é direcionar os centros no caminho da qualidade”.

O Cerne foi criado através de um processo de desenvolvimento inspirado nos modelos de atuação dos SBDCs (Small Business Development Centers) e do BICs (Business Innovation Centers), programas no apoio diferenciado às micros e pequenas empresas norte-americanas e européias.