Implantação do Parque Tecnológico criará área de interesse econômico em JF

A construção e a implantação do Parque Tecnológico de Juiz de Fora e região tem sido assunto na mídia juizforana e já movimenta alguns órgãos da cidade. A Prefeitura tem a intenção de transformar o terreno, que vai ser usado para a construção do Parque em uma área de interesse econômico. O objetivo é apresentar um padrão construtivo inovador, além de apresentar regras de uso diferenciadas para atrair investimentos e o interesse das empresas.

De acordo com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Luiz Zuchi, os estudos sobre a implantação do Parque Tecnológico estão na fase final. Em seguida, o projeto será encaminhado para votação na Câmara. Segundo o secretário, a localização do Parque será um fator essencial para a sua valorização. “A proximidade com a UFJF e o Expominas, além da construção da Via São Pedro são elementos que irão impulsionar e acelerar o desenvolvimento daquela região”, ressalta.

As empresas interessadas em integrar o núcleo do Parque Tecnológico receberão a concessão de incentivos fiscais, como por exemplo, a isenção parcial ou total do IPTU e ISS, de acordo com a negociação. Para o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Augusto Nepomuceno, essa isenção fiscal é importante para atrair empresas e fornecer condições tributárias, assim como feito nos municípios fluminenses.

Segundo Paulo, o negócio ainda não foi fechado em relação à área escolhida para a construção. Também não há uma data definida para a implantação do Parque Tecnológico. Em relação às empresas interessadas, o secretário de desenvolvimento tecnológico da UFJF declara que empreendimentos voltados para a área de eletroeletrônicos, biotecnologia e tecnologia da informação. “A Universidade irá buscar R$ 8 milhões em recursos federais para a compra do terreno. A UFJF já conta com a verba de R$ 1 milhão para a elaboração do estudo arquitetônico e o plano de negócios do Parque”, destacou Paulo Nepomuceno.