Pré-Incubação finaliza projetos

Equipe da Pré-Incubação do Critt

Primeira turma da Pré-Incubação do Critt

Os cinco projetos pré-incubados no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF encerram o seu ciclo de atividades em dezembro. Os projetos estão na fase final de elaboração do Plano de Negócios, que será avaliado por uma banca examinadora. Os Planos aprovados estarão aptos ao mercado, podendo inclusive se candidatar a uma vaga no setor de incubação do Centro.

O processo de Pré-Incubação do Critt foi implantado em julho desse ano com o objetivo de auxiliar professores e alunos da UFJF no desenvolvimento de planos de negócios e testar a viabilidade técnica, econômica e mercadológica dos projetos alocados. O Centro oferece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos projetos pré-incubados, que devem ser desenvolvidos em seis meses.

O responsável pela Pré-Incubação no Critt, Leonardo Frossard, diz que “a orientação, os cursos, os seminários e os workshops oferecidos aos alunos e aos professores são essenciais para o desenvolvimento das idéias apresentadas e do comportamento empreendedor dos participantes”. Os cursos e palestras são pautados em temas como Empreendedorismo; Mercado (Plano de Marketing), Pesquisa de Mercado, Formação de Preços; Como Identificar uma Oportunidade de Negócios; Inovação; Busca em Banco de Patentes; Propriedade Intelectual; Processo de Abertura de Empresas, dentre outros.

Rafael Lopes, um dos alunos pré-incubados no Critt, desenvolve um projeto de comunicação em rede sem fio. Segundo ele, o fato de já conhecer o trabalho desenvolvido com as empresas incubadas levou-o a se inscrever no processo seletivo da Pré-Incubação. “Aqui existe uma estrutura e uma orientação adequadas, além de profissionais qualificados, os quais nos instruem sobre finanças e gestão”. Para o empreendedor, o próximo passo é conseguir incubar seu projeto no Critt. “A meta é realizar a estruturação da empresa e conquistar um novo segmento de mercado”, declara Rafael.

Bernardo Santana, outro aluno pré-incubado, participa do processo com um projeto sobre a tratabilidade de resíduos. Ele afirma que o Critt fornece um suporte e uma estrutura adequados ao desenvolvimento sustentável de seu projeto. “Devido às oportunidades oferecidas pela Pré-Incubação, meu projeto foi contemplado pelo Sebraetec com 50 % do valor de uma consultoria para a realização de um estudo de viabilidade econômica”, ressalta Bernardo. Assim como Rafael, ele também pretende incubar sua empresa no Centro.

Um novo edital para a pré-incubação será aberto no dia 16 de novembro. Os interessados de Inovação Tecnológica. O novo processo apresenta uma novidade em relação ao primeiro: o número de contemplados vai dobrar. No total, serão 10 projetos selecionados.

Outras informações pelo telefone: 2102-3435, ramal 33.