IV Feira de Ciência e Tecnologia reúne 43 projetos da rede pública de Juiz de Fora

Vários alunos e professores visitaram os trabalhos expostos.

A IV Feira de Ciência e Tecnologia do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF reuniu alunos das escolas públicas da cidade, entre os dias 22 e 23 de outubro, para a exposição de projetos na área científica e tecnológica. A Feira contou com a exposição de 43 projetos e a visitação de cerca de 500 pessoas, durante os dois dias do evento, realizado no Centro de Ciências da UFJF, que funciona no Colégio de Aplicação João XXIII.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca de doze jurados, dentre professores da UFJF e colaboradores do Critt, seguindo os quesitos criatividade, inovação, qualidade, domínio do tema e apresentação. As instituições campeãs foram o Colégio Militar de Juiz de Fora e as Escolas Estaduais São Vicente de Paulo, Fernando Lobo e Coronel Antônio Alves Teixeira.

Yuri e o seu projeto "Tratamento de Água e Esgoto"

Em sua quarta edição, a feira contou com a participação de alunos com necessidades especiais da Escola Estadual Fernando Lobo que apresentaram os projetos “Aplicação do Eletromagnetismo” e “Tratamento de Água e Esgoto”. Cláudia Alves, participante do Núcleo de Informações Tecnológicas e Mercadológicas do Critt, foi uma das juradas e ficou impressionada com a segurança desses alunos ao explicarem seus trabalhos. “Eles falaram com desenvoltura e se preocuparam com o bom entendimento daqueles que assistiram as suas explicações”, conta.

E o ganho também vem na aplicação dos conhecimentos aprendidos dentro das salas de aula. Jonathan Ives, aluno do 7º ano do Colégio Militar, integrante do projeto “Capacidade Adaptativa dos Insetos” vê a experiência de participar da Feira de Ciências como um momento para avaliar seu domínio em relação às matérias da escola. “Achei muito interessante porque, além de poder testar o meu conhecimento em Zoologia expondo meu projeto a outras pessoas, pude conhecer outros trabalhos importantes”, explica o aluno. Além da visitação dos projetos da IV Feira de Ciência e Tecnologia, os participantes conheceram a exposição permanente do Centro de Ciências e assistiram a uma sessão no planetário.

Os projetos campeões ganharam mp3, micro systems, dvds players, sanduicheiras, bolsas de estudo de inglês e informática, vale-compras de lojas da cidade e cortesias. A IV Feira de Ciência e Tecnologia foi apoiada pela Arcelor Mittal, Embratel, Fadepe, Fundação Centro Tecnológica, Mello Informática, Palimontes, Bit Company, Curso Veg, Pizzaria Giramundo, Cine Alameda, Indústria da Formatura, Restaurante Vaporetto e Ateliê do Pão.

Para conferir outras fotos da IV Feira de Ciência e Tecnologia acesse a galeria do site.

Ensino Fundamental:

1º lugar - Capacidade Adaptativa dos Insetos