Evento incentiva alunos das escolas públicas a produzir projetos de ciência e tecnologia

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta semana, a quarta edição da Feira de Ciência e Tecnologia. No evento, os alunos das escolas públicas da cidade, dos ensinos fundamental e médio, poderão expor trabalhos científicos e tecnológicos. A Feira acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Ciências da UFJF, no Colégio de Aplicação João XXIII.

Aberta ao público para visitação, a iniciativa integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Governo Federal. “O objetivo é incentivar os estudantes da rede pública na produção de experimentos na área da ciência e da tecnologia, além de despertar a curiosidade e reforçar a pesquisa e o aprendizado iniciados na sala de aula”, explica o Diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli.

A Feira é uma oportunidade dos alunos exporem seus projetos, individual ou em equipes, abordando diversos temas, como por exemplo: “Robô explorador anfíbio”, “Termodinâmica”, “Buracos Negros”, “Mistérios do Coração”, “Brincando com a Microbiologia”, “Motor estilingue”, “Fototropismo”, entre outros. Além de mostrar seus projetos, os expositores poderão também conhecer e interagir com a exposição permanente do Centro de Ciências, incluindo a visitação ao Planetário e à grande novidade do Centro, a Tabela Periódica Interativa, criada pelo professor de química da UFJF, Eloy Teixeira César.

Os projetos serão avaliados por uma banca de professores da UFJF, seguindo os quesitos criatividade, inovação, qualidade, domínio do tema e apresentação. Os três primeiros colocados nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão premiados.

A IV Feira de Ciência e Tecnologia tem o apoio das seguintes organizações: Arcelor Mittal, Embratel, Fadepe, Fundação Centro Tecnológica, Mello Informática, Palimontes, Bit Company, Curso Veg, Pizzaria Giramundo, Cine Alameda, Indústria da Formatura, Restaurante Vaporetto e Ateliê do Pão.

O Centro de Ciências da UFJF está localizado ao lado do Colégio de Aplicação João XXIII, na Rua Visconde de Mauá, 300, Bairro Santa Helena.

Outras informações com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Critt pelos telefones (32) 2102-3435 ramal 24 ou 9947-7662.