Fechar menu lateral

Critt apresenta projetos na Inovatec

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) participou da Inovatec – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – expondo seis novas tecnologias da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os projetos apresentados foram: Kit Estéril, Anfifilicos, Handgrip, Reatores e Água no Leite –todos, contemplados no Primeiro Programa de Incentivo à Inovação (PII) da UFJF – e o projeto Cama Hospitalar – desenvolvido por um inventor independente e adotado pela Universidade. A participação no evento foi custeada pela INVENTTA, do Instituto Inovação, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e pelo Sistema Mineiro de Inovação (SIMI).

A secretária executiva do setor de Transferência e Tecnologia, Débora Marques, destaca que é muito importante a UFJF, representada pelo Critt, participar desse tipo de evento. “Uma mostra de tecnologia como essa, que faz um apelo e atrai a atenção do setor privado, cria um caminho facilitado para a transferência da pesquisa que gera produtos inovadores na universidade.”

Além do setor de Transferência e Tecnologia, a Pré-incubação do Critt também participou do evento. O responsável, Leonardo Frossard, destacou a importância da apresentação dos projetos pré-incubados no Critt. “Foi importante levá-los para ter contato com empresários e com pesquisadores na feira. Além disso, os representantes dos projetos também puderam trocar experiências com outros profissionais da área tecnológica”, afirma.

O Critt também esteve presente no 1º Seminário dos Coordenadores do PII, organizado pela Sectes e pelo SEBRAE-MG e que foi realizado paralelamente à Inovatec. Na ocasião, a secretária executiva do Centro apresentou os resultados da primeira edição do Programa na UFJF. “O saldo foi muito positivo. A UFJF foi considerada um bom referencial no Programa de Incentivo à Inovação em Minas Gerais. Além do livro, também apresentamos o vídeo sobre o PII, que gerou uma ótima repercussão”, enfatiza. Segundo a colaboradora, no evento também foram feitos os agradecimentos aos parceiros do Programa, inclusive à Reitoria da UFJF.

A Inovatec foi realizada entre os dias 06 e 09 de outubro, no ExpoMinas de Belo Horizonte. O objetivo do evento foi o de criar um ambiente para a participação de um expressivo número de agentes e instituições de inovação nos níveis estadual e nacional. Com isso, a feira também teve o intuito de promover a interação, realizar trocas de experiências e a transferência de tecnologia entre pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, inventores, órgãos públicos e empresas privadas, com a finalidade de gerar o avanço tecnológico e produtivo nos vários segmentos da economia brasileira.

Outras informações: 2102-3435.