UFJF recebe royalties de tecnologia transferida para empresa

Equipe que trabalhou no projeto

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá royalties de um projeto de inovação desenvolvido em seus laboratórios. O invento é o mimeógrafo automatizado que utiliza álcool em gel, desenvolvido em 2007 pelos professores do Departamento de Física da UFJF: José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça, André Diniz de Oliveira e Pedro Paulo Ferreira.

O projeto foi comercializado através de um contrato de licenciamento entre a UFJF e a empresa Menno Equipamentos para Escritório Ltda., por intermédio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Os royalties, cujo recebimento está previsto para o segundo semestre deste ano, correspondem a 2% dos ganhos econômicos advindos da comercialização do produto e serão divididos entre os inventores, o Departamento de Física e a administração central da UFJF.

O mimeógrafo desenvolvido pelos pesquisadores

A secretária executiva do setor de Transferência de Tecnologia do Critt, Débora Marques, considera que “a conquista deve servir como um exemplo a ser seguido, pois mostra a rentabilidade do desenvolvimento de pesquisa dentro da universidade, que traz benefícios para o pesquisador, para a própria universidade e, consequentemente, para o governo, que recebe um retorno do investimento feito em pesquisa”. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, “este fato mostra que a UFJF entra definitivamente na revolução da Universidade, em que o desenvolvimento sócio-econômico é incorporado à sua missão de ensino e pesquisa.

O mimeógrafo é muito utilizado por escolas para fazer cópias de papel em grande escala, utilizando álcool e um tipo de papel denominado estêncil para realizar a reprodução. O equipamento foi desenvolvido com a intenção de diminuir as vítimas de queimaduras provocadas por acidentes com álcool líquido acima de 96º GL (Gay-Lussac). Dessa forma, foi desenvolvido o mimeógrafo que funciona à base de álcool em gel, para proporcionar mais segurança por ser menos inflamável.

Os professores que tiverem uma idéia a ser desenvolvida devem procurar o Critt para receber orientações sobre como proteger sua pesquisa e fazer a transferência dessa tecnologia.

Outras informações pelo telefone (32) 3229-3435 – Ramal 44.