Critt prorroga inscrições para Programa de Incentivo à Inovação da UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou as inscrições para os editais do segundo Programa de Incentivo à Inovação (PII) da UFJF. As oportunidades são para projetos de pesquisa (com grau de inovação e potencial aplicação no mercado), para bolsistas que integrarão a equipe mercadológica do Programa e para coordenadores do Estudo Mercadológico das Tecnologias.

Interessados em participar como bolsistas e como professores coordenadores poderão se inscrever até 21 de setembro, segunda-feira. Já para projetos de pesquisa, o prazo é 30 de setembro, quarta-feira. Para inscrição, é necessário seguir os procedimentos dos editais. (Faça aqui o download dos editais e anexos).

O Programa de Inventivo à Inovação é um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora e o SEBRAE-MG e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico de Juiz de Fora e região, através da criação de novas empresas de base tecnológica, atração de investidores de capital e insumos para o Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região.

Além disso, o PII visa fazer com que os pesquisadores desenvolvam tecnologias com potencial de aplicação no mercado a fim de oportunizar transferências de tecnologias ou de gerar novas empresas. Espera-se que as tecnologias desenvolvidas e subsidiadas pelo projeto resultem em benefícios para a sociedade e em novos conhecimentos para a comunidade acadêmica.

Na primeira edição do PII, a atuação da UFJF foi considerada um destaque, com 70 projetos inscritos. Destes, 20 foram selecionados para a fase de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e Ambiental e 12 tiveram sua viabilidade comprovada, recebendo o aporte financeiro de R$ 30.000 para o desenvolvimento de protótipos ou finalizações dos produtos, processos e softwares. Para este ano, os projetos selecionados receberão R$ 40.000.

Premiações internacionais comprovaram a qualidade dos projetos que a UFJF submeteu. Na competição de novos produtos Idea to Product 2008 da América Latina, o kit Estéril, concebido pela professora Nádia Barbosa e pelo aluno de doutorado Geraldo Sérgio Vitral para diagnosticar e possibilitar a retirada com mais precisão de lesões ocultas na mama que podem se tornar câncer, conquistou o primeiro lugar. Já o aparelho capaz de detectar se o leite foi adulterado com água ou sal, resultado dos estudos dos pesquisadores Maria José Valenzuela, Virgílio de Carvalho e Wesley Willian Gonçalves, ficou em terceiro lugar na mesma competição. Na etapa mundial da disputa, realizada no Texas, Estados Unidos, o Kit Estéril alcançou a segunda posição na categoria global e a primeiro em inovação tecnológica.

Outras informações pelo telefone (32) 3229-3435 (ramal 44).