Fechar menu lateral

Critt lança edital para incubação de empresas

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, nesta quinta-feira, 03 de setembro, o edital para incubação de empresas. As vagas a serem preenchidas são para a Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e para a Incubadora de Design (InDesign), ambas localizadas no Prédio do Critt, no Campus Universitário.

O Edital tem como objetivo estimular novos negócios direcionados ao desenvolvimento de tecnologia e design inovadores. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, sendo necessário, entretanto, que na assinatura do Contrato de Incubação com a UFJF a empresa já esteja legalmente constituída. As propostas que visem ao desenvolvimento de atividades de prestação de serviços não serão contempladas neste edital.

A novidade deste ano é que o edital é de fluxo contínuo, com validade de um ano, a partir da data de publicação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Além disso, os projetos aprovados na Pré-incubação e no Programa de Incentivo à Inovação (PII) estarão dispensados da fase 2 do processo de seleção, por já possuírem um Plano de Negócios do empreendimento.

Os procedimentos para inscrição devem ser conferidos no edital e nos respectivos anexos, publicados no site do Critt e da UFJF. A seleção compreenderá três etapas, sendo as fases 1 e 2 de caráter eliminatório e classificatório e a fase 3 de caráter meramente classificatório:

  • Fase-1: Pré-Seleção – Análise da Pré-proposta
  • Fase-2: Entrega e Defesa oral do Plano de Negócios
  • Fase-3: Entrevista com o(s) proponente(s)

O diretor do Critt, Luiz Carlos Tonelli, explica que “o processo de incubação de empresas apresenta-se como oportunidade única para os empreendedores através de projetos inovadores de base tecnológica, incluindo as empresas de design, capazes de viabilizar soluções socioeconômicas e investimentos planejados, criando um espaço onde a empresa e a UFJF possam gerar sinergia em suas ações, promovendo um ciclo de fomento às inovações”.

 A incubação de empresas funciona como um processo de apoio ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos ou empresas nascentes e promoção de condições específicas, através do qual empreendedores podem desfrutar de instalações físicas, de ambiente instrucional e de suporte técnico e gerencial no início e durante as etapas de desenvolvimento de negócio. O prazo de incubação é de 3 anos.

Outras informações pelo telefone: 3229-3435, ramal 45.