Critt comemora 14 anos de inovação e tecnologia

De 04 a 08 de maio, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora seus 14 anos de trajetória bem sucedida. A semana de atividades contará com palestras, oficinas, gincana interna, sorteio de brindes, além do lançamento do novo site do Critt. O evento, voltado para os colaboradores, empresários incubados e empresários juniores da Universidade, tem o objetivo de proporcionar maior integração do Centro com a comunidade acadêmica e reforçar a importância do Critt como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF.

Nesses 14 anos, o Centro graduou 23 empresas de sucesso, contribuindo para a melhoria sócio-econômica da cidade e região, entre elas: Ortofarma, Only Tech, Vale Verde e Virtual.  Na busca por se tornar referência nacional em inovação tecnológica, o Critt tem atuado efetivamente na implantação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PCTJFR) e no Programa de Incentivo à Inovação (PII) da UFJF. Dos 13 projetos finalistas no PII, quatro participaram da competição internacional Idea to Product Latin América 2008, tendo um deles conquistado o primeiro lugar.

A apresentação final dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e de Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS) do Parque e o encerramento do PII acontecerão no dia 08 de maio, às 19 horas no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, em cerimônia que contará com a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alberto Duque Portugal. Na ocasião também será feita o lançamento do Instituto Nacional de Energia (Inerge).

O Centro ainda inaugurou este ano a pré-incubação, voltada para alunos e professores da UFJF com propostas de projetos vinculados ao conceito de inovação tecnológica. O objetivo do processo é fomentar o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de projetos de base tecnológica dentro e fora do meio acadêmico, como forma de contribuir efetivamente para o crescimento da Zona da Mata mineira.

Preocupada com a disseminação do conhecimento, ao longo desse tempo, o Critt vem promovendo cursos de capacitação voltados à sociedade e incentivando a criação de empresas inovadoras. Nos meses de março e abril, o Critt trabalhou na divulgação e orientação dos trabalhos inscritos para o Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (Finep), resultando em 20 projetos inscritos,  que concorrem a um aporte financeiro de R$ 120 mil.

Buscando a melhoria contínua, o sistema de gestão da Qualidade do Critt foi recertificado pelo sistema internacional NBR ISO 9001:2000, em 2007. Já em agosto de 2008, o Centro foi credenciado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como instituição de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Grupo de Serviços Tecnológicos referente à “Gestão Tecnológica de Projetos e Programas” na área de Energia.

O comprometimento da Instituição é refletido nos projetos do Centro aprovados por órgãos de fomento. Em 2008, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) beneficiou o Centro com a liberação de verbas para os eventos “Olimpíada de Robôs e Feira de Ciências de 2009” e recursos para suporte ao “Plano de Negócios Estendido dos Projetos de Inovação”.

Tantas conquistas marcam a trajetória do Critt no gerenciamento da política de inovação da UFJF, sempre zelando pela manutenção da política de estímulo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia e privilegiando a proteção ao meio ambiente.