Fechar menu lateral

Gestores do PII visitam Critt

No dia 18 de fevereiro, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, recebeu a visita de Lin Chih Cheng, professor e líder do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Informação (NTQI) da Universidade Federal de Minas Gerais. A visita do professor teve como objetivo, refletir sobre o Programa de Incentivo à Inovação – PII da UFJF, que está em fase de conclusão de sua primeira edição. “Além disso, e principalmente, temos o objetivo de fortalecer a equipe interna envolvida para que possamos dar início à segunda edição do programa”, afirmou Cheng.

Durante a manhã, a responsável pelo Setor de Transferência de Tecnologia e do PII no Critt, Débora Marques, apresentou ao professor Cheng e à gestora do programa na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Solange Busek, o processo de finalização do PII, que inclui compras, desenvolvimento de protótipos e patenteamentos. Além disso, definiram melhorias que podem ser implantadas na segunda edição, a partir da experiência adquirida. Já na parte da tarde, foi realizada uma reunião, onde Cheng apresentou o PII de outras instituições e destacou os projetos contemplados na UFJF, afirmando que “os resultados superaram as expectativas, sendo um dos mais bem sucedidos casos do programa de incentivo”. O professor Cheng falou também sobre a importância de estimular o nascimento de empresas de bases tecnológicas de origem acadêmica, criadas a partir da pesquisa dentro das instituições de ensino.

Iniciado em outubro de 2007, com a publicação do edital, o Programa de Incentivo à Inovação busca fomentar a cultura de inovação, convertendo o conhecimento em desenvolvimento. Ao todo, 72 projetos foram inscritos. Desses, 20 foram semifinalistas e participam do livro do programa, lançado pela UFJF, com o objetivo de ampliar a rede de relacionamento da Universidade com a sociedade e o mercado e apresentar os responsáveis pelos projetos de pesquisas. Os 14 finalistas estão em fase de desenvolvimento de protótipos e patenteamentos e, alguns deles, foram bem recebidos pela comunidade. Um exemplo é o Kit Estéril, projeto inovador no tratamento de câncer de mama, que conquistou o primeiro lugar em competição internacional.