Fechar menu lateral

Colaboradores participam de Curso de Auditoria

Entre os dias 12 e 20 de janeiro de 2009, colaboradores do Critt participaram do Curso de Auditores Internos da Qualidade, ministrado pela Consultora, Simone Lazzarini. O objetivo do curso foi capacitar os colaboradores para a realização de auditorias internas, procedimento utilizado pelo Centro para verificar se as atividades da qualidade e respectivos resultados estão em conformidade e adequação com os requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001:2000, determinando a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.O curso foi dividido em três partes. Na primeira parte, foram discutidos os conceitos de qualidade e a importância de uma empresa implantar o Sistema de Gestão da Qualidade, que no Critt, está descrito no Manual da Qualidade. Durante a segunda parte, Simone explicou os requisitos da Norma ISO 9001, destacando que o sistema tem como objetivo principal a melhoria contínua dos produtos/serviços oferecidos por uma empresa. Por fim, a terceira parte tratou das auditorias internas, passando pelos conceitos de auditoria, postura do auditor e as etapas de uma auditoria. Durante o curso, exercícios práticos ilustraram a teoria.

“O curso foi importante, pois possibilitou a formação de novos auditores internos e a conscientização dos colaboradores sobre a importância de seguir os requisitos da Norma”, acredita Larissa Carvalho, responsável pela Qualidade e Representante da Direção. “Além disso, durante o curso, percebemos pontos de melhoria para o SGQC, o Sistema de Gestão da Qualidade do Critt”, completa Larissa.

Por que realizar o curso?
Desde 2001, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia é certificado pela NBR ISO  9001:2000, padrão internacional para a gestão da qualidade. A Norma tem como requisito a realização de auditorias internas, que determina se o sistema de gestão da qualidade está conforme com os requisitos da Norma e com os requisitos do Sistema de Gestão determinados pela organização.