Critt realiza atividades na Semana Global do Empreendedorismo

Como instituição cidadã que valoriza práticas empreendedoras e socialmente responsáveis, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, nos dias 20 e 21 de novembro, palestras com foco na inovação. O evento fez parte da Semana Global do Empreendedorismo e recebeu empresários de empresas incubadas e graduadas, além de estudantes da UFJF e colaboradores do Critt.

No dia 20, o Centro contou com a palestra da Gestora de Negócios da empresa graduada Gemini Sistemas, Fernanda Fonseca, sobre “Criação de novos negócios pautados na cultura empreendedora de inovação”. Fernanda apresentou o software de comunicação Mais Comunicador – mensageiro instantâneo, voltado para o ambiente empresarial, que foi lançado na Semana e será distribuído gratuitamente.

No segundo dia (21/11), houve apresentação do Critt e de produtos inovadores criados por três de suas empresas: a Aprimorar apresentou, na palestra, seu software Index CMS, desenvolvido a fim de gerenciar conteúdo para blogs, sites e portais da WEB; a Renewal, por sua vez, divulgou o Infogas, dispositivo inovador que é voltado para o mercado de GLP (gás de cozinha) e indica quando o gás do consumidor está terminando; e a Avalanche explicou o Gabata, seu guarda-volumes inteligente, controlado por uma central que comanda sua abertura e tempo de uso e oferece aos usuários formas diferenciadas de segurança e pagamento. Todos esses produtos já realizaram depósito de patentes junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

A Semana Global do Empreendedorismo aconteceu entre 17 e 23 de novembro no Brasil e em mais de 60 países simultaneamente. Universidades e empresas no mundo inteiro promoveram workshops, seminários e debates com a finalidade de estimular iniciativas empreendedoras.