Produtos novos em vista: livro traz 20 projetos inovadores

Iluminação mais barata, aplicação de nova substância para diagnosticar o câncer de mama, acesso à internet pela rede elétrica, exame oftalmológico mais eficiente e equipamento que detecta adulteração no leite. Esses são somente cinco dos 20 projetos de inovação desenvolvidos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do Programa de Incentivo à Inovação (PII), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec), Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e Pró-Reitoria de Pesquisa. Todos os trabalhos agora estão reunidos no livro que foi lançado na terça-feira, 4 de novembro, no anfiteatro das Pró-Reitorias.O livro de 96 páginas traz informações sobre cada projeto, com fotos, explicações dos pesquisadores, vantagens e objetivos dos trabalhos. Para estudantes e professores, a obra é um estímulo à pesquisa; para o investidor, uma fonte de oportunidades; e à comunidade pode ser uma demonstração do que é realizado no campus e pode trazer benefícios à sociedade. O objetivo da publicação é ampliar a rede de relacionamento da Universidade com a sociedade e o mercado, ao apresentar os pesquisadores responsáveis pelos projetos e ao funcionar como instrumento para o conhecimento e o desenvolvimento das inovações.

O resultado de histórias como a dos pesquisadores Maria José Valenzuela, Virgílio de Carvalho e Wesley Willian Gonçalves é encontrado nas páginas da publicação. Em seu testemunho, durante a solenidade de lançamento do livro, Valenzuela relata que a pesquisa sobre adulteração no leite começou com algumas caixas do produto e auxílio de alunos. Aos poucos, o trabalho cresceu até desenvolver um mecanismo capaz de verificar a existência de compostos indevidos. A pesquisa concretizou também a parceria com Embrapa e Instituto de Laticínios Cândido Tostes e estimulou a criação do Mestrado Profissional em Leite na Universidade. “Uma pesquisa catalisa várias outras”, afirma. O aparelho capaz de detectar se o leite foi adulterado com água ou sal conquistou o terceiro lugar na competição de novos produtos Idea to Product 2008 da América Latina.

No mesmo concurso, o kit Estéril, criado para diagnosticar e possibilitar a retirada com mais precisão de lesões ocultas na mama que podem se tornar câncer, conquistou o primeiro lugar. Na etapa mundial da disputa, realizada no Texas, Estados Unidos, alcançou a segunda posição na categoria global e a primeiro em inovação tecnológica. O produto foi concebido pela professora Nádia Barbosa e pelo aluno de doutorado Geraldo Sérgio Vitral. Foi por meio de participantes do Programa que Nádia soube do concurso. “Agora, queremos continuar participando. Nossos produtos podem ajudar pessoas”, diz. O professor José Paulo de Mendonça também relatou a pesquisa do SpinLaser, leitor óptico de código de barra com nova tecnologia.

Na solenidade, o Vice-reitor, José Luiz Rezende, afirmou que “a Administração Superior da UFJF não hesitará esforços para incentivar iniciativas do tipo. E os frutos do Programa já começam a ser colhidos.” Para a obtenção de resultados mais rápidos, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, André Luís Marques Marcato, disse que algumas ações estão sendo aprimoradas, como a aceleração de processos licitatórios para a compra de materiais e contratação de serviços para as pesquisas.

O Programa de Incentivo à Inovação foi criado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, representada na cerimônia pela Gerente de Projetos Estruturadores, Ana Flávia Bakô. Em nome do Sebrae-MG, uma das instituições parceiras da iniciativa, o diretor de Operações, Matheus Cotta, declarou que “o Programa consegue levar o mundo acadêmico para o produtivo”. O PII permitiu o desenvolvimento de 80 projetos em Minas Gerais, segundo Cotta.

Segunda etapa e novo edital

As pesquisas apresentadas no livro são as 20 semifinalistas do Programa de Incentivo à Inovação. Treze delas foram selecionadas para a segunda etapa em que devem elaborar um plano de negócios estendido e um protótipo do produto sugerido. A UFJF deve continuar em 2009 como universidade selecionada para desenvolver o Programa. O novo edital do PII poderá ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.

Livro

PII Programa de Incentivo à Inovação