Fechar menu lateral

Fapemig aprova projeto apoiado pelo Critt

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou o projeto “Olimpíada de Robôs e Feira de Ciências: despertando o interesse por ciência e tecnologia nos Ensinos Superior, Médio e Fundamental”, submetido ao edital Fapemig 13/2008 (“Apoio à difusão e popularização da ciência e tecnologia – 2008”), em agosto deste ano. Coordenado pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, professor André Luís Marques Marcato, o projeto foi elaborado com o apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade. O resultado foi divulgado no dia 09 de outubro, aprovando o valor de R$ 260 mil, a ser liberado ainda este ano.O projeto propõe a difusão da ciência e da tecnologia através de áreas como computação, robótica, automação, elétrica, eletrônica digital, microeletrônica e mecânica, com o objetivo de realizar os eventos “Olimpíadas de Robôs” e “Feira de Ciências” no ambiente de ensino, pesquisa e extensão. A proposta é despertar e estimular estudantes dos ensinos superior, médio e fundamental no desenvolvimento de temas e problemas científicos e tecnológicos relacionados à Engenharia Elétrica e à Ciência da Computação.

“No âmbito da UFJF, o desafio é desenvolver sistemas robóticos autônomos, simuladores e plataformas computacionais interativas e facilmente programáveis por estudantes”, revela Marcato. Segundo o Secretário, o projeto pretende, ainda, incentivar a participação da comunidade acadêmica em eventos científicos, divulgar as competências tecnológicas e científicas dos pesquisadores e dos laboratórios da UFJF e fortalecer a formação de professores do ensino básico e médio. Com isso, a Universidade buscará a interação permanente com escolas públicas da Zona da Mata Mineira e a iniciação de jovens na área tecnológica.

O Critt será o órgão responsável pelo acompanhamento geral do projeto e pelo apoio na organização, divulgação e elaboração dos relatórios de resultados. Além disso, o Centro fará o atendimento a possíveis demandas de transferência de tecnologia e, juntamente com os professores interinstitucionais, deverá promover a publicação de artigos, a adequação e a consolidação dos eventos promovidos.

Além do Critt, o projeto envolve a Faculdade de Engenharia e o Departamento de Ciência da Computação. Outras informações pelo telefone: (32) 3229-3435 ramal 46.