Fechar menu lateral

Critt e Embrapa discutem parceria para programa de incubação na UFJF

Um novo programa de incubação de empresas deverá ser lançado na UFJF em 2009. Em reunião feita no auditório do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade, no último dia 09 de outubro, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da UFJF firmaram parceria para a implantação do projeto – o qual integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária (Proeta) da Embrapa. Através do Proeta, empresas de base tecnológica podem se instalar em uma das mais de 20 incubadoras parceiras do Programa, tendo acesso a tecnologias da Embrapa geradas na área de agropecuária.Na UFJF, o Critt e a Embrapa deverão lançar, no próximo ano, um edital específico para incubação de agronegócios na Incubadora de Base Tecnológica do Centro. O objetivo é prospectar tecnologias licenciadas pela Embrapa para que terceiros possam explorá-las comercial e industrialmente. O diferencial do projeto é que os empreendedores interessados em participar do processo de incubação não precisarão desenvolver uma idéia inovadora, mas, sim, produzir e comercializar tais tecnologias já disponibilizadas pela Embrapa. Entretanto, se desejar, o empresário poderá, também, agregar novas pesquisas à tecnologia.

Atualmente, das mais de 400 incubadoras existentes no Brasil, 22 já possuem o convênio do Proeta com a Embrapa, sendo que uma empresa já foi graduada e outra está em fase de graduação. Em Juiz de Fora, a parceria aliará a experiência do Critt em geração de empresas através da incubação e o conhecimento da Embrapa em pesquisas na área de agronegócios, a fim de gerar spin offs (fusão de duas tecnologias para a formação de uma terceira) ao mercado.

A reunião realizada no Critt contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, professor André Luís Marques Marcato, do Diretor do Critt, professor Luiz Carlos Tonelli, do Consultor da Embrapa de Brasília Félix Andrade da Silva, da Assessora de Inovação e Tecnologia da Embrapa de Brasília, Mariana Magalhães Campos, do Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora, Carlos Eugênio Martins, além dos colaboradores do Critt Anna Paola Pinto, Evandro Fortuna, Matheus Elias, Albertina Souza e Tenille Rodrigues.

Outro evento

Outra reunião foi realizada na Embrapa Gado de Leite, no último dia 10 de outubro, quando uma equipe da Embrapa de Brasília veio divulgar o Proeta aos pesquisadores da empresa na cidade. No evento, o Consultor Félix Andrade da Silva explicou o Programa. Já a Assessora de Inovação e Tecnologia Mariana Magalhães Campos abordou temas como incubação de empresas, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

Convidado a participar do encontro, o Critt enviou como representantes o Diretor do Centro, professor Luiz Carlos Tonelli, e os colaboradores Anna Paola Pinto, Evandro Fortuna, Matheus Elias e Flávia Ruback.

Outras informações pelo telefone: (32) 3229-3435 ramal 46.