Critt é credenciado pela ANP como instituição de P&D

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi credenciado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como instituição de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no Grupo de Serviços Tecnológicos referente à “Gestão Tecnológica de Projetos e Programas” na área de Energia. Com isso, o Critt integra o banco de dados de organizações habilitadas pela Agência para desenvolver, em parceria com as Faculdades de Engenharia (Faceng) e de Economia e Administração (FEA) da UFJF, atividades de P&D para novas tecnologias, produtos, processos ou métodos relacionados ao planejamento e gestão energética e às fontes de energia renováveis, especialmente bicombustíveis ou aqueles que substituam ou incrementem o uso dos combustíveis fósseis.

Com o credenciamento, o Critt se torna apto a receber recursos provenientes das empresas detentoras de concessão para explorar petróleo, que são obrigadas a investir parte do faturamento em projetos de P&D, como a Petrobrás. Segundo a ANP, o credenciamento reconhece formalmente que a instituição aprovada tem competência tecnológica, infra-estrutura e condições operacionais para executar o serviço tecnológico credenciado.

O Centro teve seu credenciamento publicado no Diário Oficial da União em 22 de setembro deste ano, após diversas etapas: solicitação do credenciamento (feita em 30 de janeiro de 2008), pré-avaliação, visita técnica e avaliação técnica. A equipe da UFJF responsável por submeter o Critt no processo é formada pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e professor da Faculdade de Engenharia, André Marcato, pelo diretor da FEA, Alexandre Zanini, e pela professora da FEA Fernanda Perobelli.

O secretário da Sedetec, André Marcato, destaca a possibilidade de outros setores da Universidade conquistarem o credenciamento na Agência. “A UFJF tem diversos laboratórios e grupos de pesquisa em condições de pleitearem credenciamento em condições semelhantes. Tendo em vista todos os trâmites burocráticos vivenciados, o Critt adquiriu o know-how para a obtenção do credenciamento”. Os laboratórios da UFJF que também desejarem se credenciar à ANP em outros serviços e áreas de atuação podem obter informações pelo telefone do Critt (32) 3229-3435 ramal 46 ou a partir da “Resolução ANP nº 34 de 24/11/2005”, disponível no site da Agência (www.anp.gov.br).