Critt premia projetos vencedores da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia

“Braço mecânico”, “Máquina termodinâmica”, “Robô explorador anfíbio” – esses foram alguns dos projetos premiados no último dia 30 de outubro na 3ª Feira de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, quase sessenta projetos foram inscritos, envolvendo mais de 160 alunos e professores de escolas públicas da cidade. O evento foi aberto à visitação pública durante os dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Ciências da UFJF.

Na solenidade de encerramento, o diretor do Critt, professor Luiz Carlos Tonelli, destacou a qualidade dos trabalhos participantes e o potencial empreendedor dos jovens expositores. Já o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, professor André Luís Marques Marcato, ressaltou que o incentivo dado aos estudantes pelos professores e pela Feira é importante para a descoberta de curiosidades e o desenvolvimento de experimentos inovadores.

O evento premiou os trabalhos vencedores da III Feira, avaliados por uma Comissão Julgadora formada por 13 pessoas, entre elas professores da UFJF, técnicos e outros profissionais da área das ciências. O resultado final foi:

• Categoria Ensino Fundamental:

1º lugar: Gabriel Lima Vasconcellos, Gabriel Calixto e Rodrigo dos Santos Bernardo (Colégio Militar), com o projeto “Influência da temperatura no consumo de folhas e produção de lixo por formigas cortadeiras – Acromyrmex”;

2º lugar: Lucas Carvalho de Jesus (Colégio Militar), com o projeto “O cientista na visão da criança”;

3º lugar: Christiano Ferreira, André Moura Nogueira e Pablo Henrique Sotes da Silva (Escola Estadual Professor Teodoro Coelho), com o projeto “Fonte de Haron”.

• Categoria Ensino Médio:

1º lugar: Jéssica Luane de Paula Barbosa, Frederico de Oliveira Sobreira e Paolo Tagliati Mugica (Escola Estadual Clorindo Burnier), com o projeto “Braço mecânico”;
2º lugar: Pablo Martins da Silva, Bruno Cesar Ferreira Guimarães e Vítor Emílio Brinati Dornelas (Colégio Militar), com o projeto “Robô explorador anfíbio”;
3º lugar: Ísis Terra Cotta, Lucas de Oliveira Preste e Dérick Lincoln Rodrigues da Conceição (Escola Estadual Fernando Lobo), com o projeto “Máquina termodinâmica”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre anualmente no mês de outubro, coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, com atividades realizadas em todo o Brasil. Neste ano, a III Feira de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Critt, contou com o apoio das seguintes organizações: Number One Idiomas, New Light Informática, Embratel, Votorantim Metais, Arcelor Mittal, Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Sebrae, Fadepe, Fundação Centro Tecnológico, Gráfica Santa Rita, Livraria Liberdade, Mello Informática e Palimontes Papéis e Informática.
Outras informações: Critt – (32) 3229-3435 ramal 24.