Evento incentiva alunos de escolas públicas na produção de trabalhos de ciências

Imagine quantas idéias interessantes saem de dezenas de adolescentes e jovens reunidos para expor seus projetos de ciência e de tecnologia. Com essa proposta empreendedora, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a terceira edição da Feira de Ciência e Tecnologia. O evento envolve alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública de Juiz de Fora e, neste ano, teve recorde de inscrições de projetos, com quase 60 propostas (trabalhos). A Feira será realizada nos dias 29 e 30 de outubro, de 13h às 16h, no Centro de Ciências da UFJF, no colégio João XXIII.

Aberta ao público para visitação, a iniciativa integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Governo Federal e tem como objetivo incentivar os alunos da rede pública na produção de experimentos na área das ciências, despertando a curiosidade e reforçando a pesquisa e o aprendizado iniciados na sala de aula. Os alunos inscritos expõem projetos, individual ou em equipes, abordando diversos assuntos dentro do tema proposto, como por exemplo: “Canhão de latas”, “Robô explorador anfíbio”, “Minimonstros”, “Braço Mecânico”, “Foguete à água”, “Descobrindo o mundo das minhocas”, “Magnetismo Magnosso”, entre outros. O diferencial da Feira neste ano é que além de expor seus projetos, os alunos poderão também conhecer e interagir com a exposição permanente do Centro de Ciências, além de participar de uma sessão no Planetário do Centro. Os projetos serão avaliados segundo os quesitos criatividade, inovação, qualidade, domínio do tema e apresentação, com premiações para os três primeiros colocados de cada categoria – Ensinos Fundamental e Médio. Os integrantes da equipe vencedora do primeiro lugar receberão bolsa de estudos para o curso de inglês na Number One Idiomas, além de ingresso para assistir ao show da banda O Rappa, no camarote da Embratel no Chevrolet Hall em Belo Horizonte, com transporte e alimentação gratuitos. Os professores-orientadores do projeto campeão também ganhará ingresso para o show, além de bolsa para o curso de empreendedorismo do Sebrae. Os vencedores do segundo lugar terão como prêmio: bolsa de estudos para curso de informática na New Light, além de um aparelho celular com créditos, e a equipe vencedora no terceiro lugar receberá aparelhos MP3. Os professores-orientadores dos projetos vencedores no segundo e no terceiro lugares receberão como prêmios: pen drives e vale-descontos na compra de livros, sendo que o professor-orientador vice-campeão, também receberá um aparelho celular com créditos. A III Feira de Ciência e Tecnologia tem o apoio das seguintes organizações: Number One Idiomas, New Light Informática, Embratel, Votorantim Metais, Arcelor Mittal, Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Sebrae, Fadepe, Fundação Centro Tecnológico, Gráfica Santa Rita, Livraria Liberdade, Mello Informática e Palimontes Papéis e Informática. O Centro de Ciências da UFJF está localizado ao lado do Colégio de Aplicação João XXIII, localizado na Rua Visconde de Mauá, nº 300, Bairro Santa Helena. Outras informações com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Critt por meio do telefone (32) 3229-3435 ramal 24 ou 9947-7662.