Projeto da UFJF conquista 1º lugar em Competição Internacional

Um projeto de pesquisa, desenvolvido na Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir do estudo de mestrado do mastologista Geraldo Sérgio Farinazzo Vitral, sob a orientação da professora Nádia Rezende Barbosa Raposo da Faculdade de Farmácia, conquistou o primeiro lugar na competição Idea to Product Latin América 2008.Promovido este ano pela Fundação Getúlio Vargas, o evento aconteceu em São Paulo, nos dias 29 e 30 de agosto. Entre os 16 projetos semifinalistas, quatro são da UFJF: “Kit estéril”, o vencedor da competição; “Verificação da porcentagem de água no leite”, classificado em terceiro lugar; “Handgrip”; e “Detecção de defeitos de pavimentos”.

O projeto “Kit estéril”, inovador no tratamento do câncer de mama, atende a uma área carente do tratamento oncológico mundial e apresenta uma aplicação simples e de baixo custo, conforme explica a Professora Nádia Barbosa. Com o resultado obtido na competição da América Latina, o projeto participa agora da disputa mundial Idea to Product Global, concorrendo com projetos da América do Norte, Ásia, Europa e Oceania. O evento global acontecerá no Texas, Estados Unidos, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, oferecendo ao vencedor US$ 25 mil em premiações.

Os três outros projetos da UFJF, ganharam repercussão e têm grandes chances de sucesso no mercado, como o projeto desenvolvido pelos professores do Departamento de Física, Maria José Valenzuela Bell e Virgílio de Carvalho dos Anjos – que consiste em um aparelho mais seguro para verificação do nível de adulteração do leite; o “Handgrip”, do professor da Faculdade de Educação Física José Marques Novo Júnior – aparelho que mede a força da mão com maior precisão e de forma mais anatômica; e o projeto desenvolvido pelo professor do Colégio Técnico Universitário Edgar Ricardo Ferreira – para identificar defeitos da superfície do pavimento, que continua em São Paulo na disputa brasileira do 3° desafio GVIntel, dias 01 e 02 de setembro, que premiará os dois primeiros lugares em dinheiro e com a participação na disputa internacional, na Califórnia, Estados Unidos.

Em abril deste ano, esses quatro projetos da UFJF foram contemplados pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII), através de um convênio entre o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae). Com uma proposta semelhante a da competição internacional, de buscar ocupar o espaço entre a invenção que surge no meio acadêmico e a criação de novos negócios, “o Programa realizou os estudos de viabilidade técnica, econômica, comercial e de impacto ambiental e social, proporcionando credibilidade e projeção às pesquisas”, informou Nádia.