Critt Divulga Lista dos Selecionados pelo Programa de Incentivo à Inovação

Confira os 13 projetos selecionados que irão receber aporte de R$30 mil

A lista dos 13 projetos selecionados pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII) foi divulgada nesta terça-feira pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Cada um dos projetos receberá um aporte de R$30 mil, recursos que devem ser destinados para o desenvolvimento de protótipos ou finalizações de produtos, processos, software e cultivares.

A Pró-Reitora de Pesquisa, professora Marta D’Agosto, destaca que os pesquisadores responsáveis pelos projetos selecionados irão receber apoio e suporte de uma equipe para elaboração de um plano tecnológico. Os pesquisadores têm um prazo de 12 meses, a partir desse mês de abril, para concluir o projeto. Ela informa ainda que os 20 projetos pré-selecionados com base nos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e de Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS) serão reunidos em um livro, a ser editado pelos organizadores. Todos os participantes irão receber um certificado pela participação no programa.

Para o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, André Marques Marcato, o Programa de Incentivo à Inovação, além de consolidar a parceria entre a UFJF, SECTES, Sebrae e Embrapa, propiciou a identificação dos pesquisadores da UFJF que desejam gerar processos de transferência de tecnologia e spin off (empresas oriundas de pesquisas acadêmicas). “Todos os projetos são de excelente qualidade, e mesmo os que não foram contemplados neste momento com os recursos do PII servirão de base para a UFJF procurar parcerias com empresas privadas e buscar novos financiamentos”, diz ele.

A seleção dos projetos foi realizada nos dias 27 e 28 de março deste ano, pela comissão julgadora formada por representantes do Sebrae (regional e estadual), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, da Embrapa, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Pólo de Excelência do Leite e Derivados.

Autores dos Projetos selecionados (ordem alfabética):

PESQUISADORES

Alfredo Chaoubah (Coord.)

Ana Paula Sobral

Jane Azevedo da Silva

José Francisco Pinheiro Dias

Edgar Ricardo Ferreira

Henrique A. C. Braga (Coord.)

Pedro Gomes Barbosa

Danilo Pereira Pinto

José Henrique Bruschi (Coord.)

Jefferson Ferreira da Fonseca

Rui da Silva Verneque

José Marques Novo Júnior

José Paulo R. F. de Mendonça (Coord.)

José Murilo Netto

André Avareze Figueiredo

Leônidas Paixão Passos (Coord.)

Maria Coletta Vidigal

Sebastião de Castro Evaristo

Jailton da Costa Carneiro

Marcelo S. Saldanha

Patrícia Menezes Santos

Rosana Colombara

Marcone A. L. de Oliveira

Luiz Fernando Cappa de OLiveira

Luiz Fernando Cappa de Oliveira

Maria José Valenzuela Bell (Coord.)

Virgílio de Carvalho dos Anjos

Mireille Hyaric

Nádia R. Barbosa (Coord.)

Geraldo Sérgio F. Vitral

Rodrigo Weber dos Santos (Coord.)

Luís Paulo da Silva Barra

Flávio de Souza Barbosa

Virgílio de Carvalho dos Anjos (Coord.)

Maria José Valenzuela Bell

Outras informações: (32)2102-3435/2102-3967.