Fechar menu lateral

Edital aberto para Incubação e Condomínio de Empresas

Você tem uma idéia inovadora e quer abrir o próprio negócio, mas não sabe como? O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece a oportunidade para empreendedores que desejam desenvolver seu projeto. As inscrições para os editais de incubação e condomínio de empresas estarão abertas até o próximo 18 de abril. Ao todo, são disponibilizadas 11 vagas, sendo sete para a Incubadora de Base Tecnológica do Critt (IBT); duas para a Incubadora de Design (InDesign), localizada no Colégio Técnico Universitário (CTU); e duas para o Condomínio de Empresas.

A incubação apóia a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Através do processo, empreendedores podem desfrutar de instalações físicas, apoio gerencial e suporte técnico, no início e durante as etapas de desenvolvimento do próprio negócio. O prazo de incubação é de três anos, e a estrutura oferecida abrange: espaço físico individualizado para a instalação de cada empresa; ambientes para uso compartilhado, como sala de reunião, auditório e biblioteca; orientação em gestão empresarial, marketing, captação de recursos, propriedade intelectual e assuntos jurídicos; e cursos de capacitação e treinamento aos empresários.

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, André Marcato, explica que as pequenas empresas que surgem no mercado com o apoio das incubadoras têm maiores chances de incorporar inovações em seus processos de produção ou de prestação de serviços. “Estatísticas apontam que empresas participantes da incubação têm mais probabilidade de sobreviver no mercado, enquanto as nascidas fora da incubadora apresentam taxa de mortalidade de 80% antes do primeiro ano de funcionamento”, informa Marcato. “Por isso, o ambiente de uma incubadora é adequado para as empresas nascentes, já que contribui para solucionar dificuldades gerenciais, técnicas e econômicas”, conclui.

Já o condomínio funciona como um ambiente de interação entre a área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa com a Universidade, viabilizando soluções econômicas e investimentos planejados. O prazo para o condomínio é de quatro anos.

Os interessados em adquirir outras informações, podem baixar os editais a partir dos links abaixo:

Edital para Incubação de Empresas

Edital para o Condomínio de Empresas

Para outros esclarecimentos, ligar para os seguintes telefones:

· Incubadora de Base Tecnológica e Condomínio de Empresas – 3229-3435, ramal 45

· CTU – InDesign – 4009-3085