Seguindo a legislação federal, obedecendo às normas e as boas práticas arquivísticas, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFJF vem desempenhando suas responsabilidades, promovendo a normatização dos procedimentos de eliminação de documentos arquivísticos, aprovação de Listagens de Eliminação e divulgação dos Editais de Ciência de Eliminação no âmbito da UFJF.
A instituição das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs) no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal foi inicialmente determinada pelo Decreto nº 2.182, de 20 de março de 1997. Posteriormente, esse decreto foi revogado pelo Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que manteve as atribuições dessas comissões, que têm por objetivo: “orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção dos documentos produzidos e acumulados no seu âmbito de atuação para garantir a sua destinação final, nos termos da legislação vigente e das normas do Sistema de Gestão de Arquivos (Siga).
A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos CPAD/UFJF, instituída pela resolução do CONSU nº 15/2011 como parte integrante do SIARQ/UFJF, é responsável por orientar e supervisionar o processo de avaliação e destinação de documentos na universidade. Entre suas responsabilidades, destaca-se a análise, avaliação e seleção dos documentos produzidos e acumulados na instituição, com o objetivo de identificar os documentos destinados à guarda permanente e eliminar aqueles destituídos de valor.