Para a edição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 foram feitas algumas mudanças, como parte do processo de reorganização da seleção. Uma das alterações se dá com o caderno de provas que, para agilizar o sistema de correção e beneficiar os estudantes, passa a ser separado da folha de respostas.

Uma vantagem da novidade é que os candidatos poderão levar o caderno de provas para casa ao final do exame. Para isso, cada concorrente irá receber um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Modelo da folha de respostas a ser aplicada no Pism 2019 (Imagem: Reprodução)

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, recomenda aos participantes que tenham bastante atenção, “porque antes o espaço para as respostas vinha logo abaixo das perguntas, agora, o estudante vai ter que olhar outra folha e colocar nela a resposta correspondente à questão”.

Nesta edição, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis, sendo permitidas apenas caneta azul ou preta de corpo transparente e régua também transparente. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas, como previsto no edital. Junto às provas será disponibilizado espaço para rascunho.

De acordo com Amorim, “a UFJF passou a promover modificações na estrutura de organização do Pism em busca de informatizar e dar agilidade a todo o processo”. As estratégias, segundo ele, foram observadas em visitas técnicas a outras instituições de ensino superior que também organizam processos seletivos.

Por trás do procedimento, ele explica ainda que há um processo de modernização das matrículas sendo implementado na Universidade. “Estamos tentando corrigir as provas o mais rápido possível, para termos mais agilidade na matrícula dos aprovados no módulo III do Pism. Com a criação de comissões de verificação, precisamos ter tempo para o trabalho e para a análise da documentação.”

Valor das provas

O conteúdo do Pism é separado em módulos, a pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato ainda não precisa ter optado pelo curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.

A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato.

Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (pontos módulo I) × 2 + (módulo II) × 3 + (módulo III) × 5

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br