Candidatos poderão alterar curso e grupo de cotas durante o período de inscrições (Imagem: Reprodução)

Serão abertas nesta segunda-feira, 6, as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 e para o Vestibular de Música 2019. Para esta edição foi criada a Área do Candidato, um ambiente virtual onde serão feitas as inscrições para os dois processos seletivos e que conta com inovações em relação aos métodos de inscrições adotados até então. A área foi elaborada pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) em parceria com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). As inscrições para o Pism 2019 e para o Vestibular de Música vão até 27 de agosto.

Entre as principais vantagens possibilitadas pela Área do Candidatos está a oportunidade de alterar dados até a data limite para as inscrições. O ambiente ficará aberto para alterações de dados até o dia 27 de agosto e, até essa data, dados pessoais (excetuando nome, CPF, data de nascimento e e-mail) e dados de inscrição podem ser mudados.

Com o novo sistema, após fazer a inscrição e mesmo depois do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), será possível alterar dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para fazer a prova. Anteriormente, era preciso fazer nova inscrição e efetuar outro pagamento caso fosse necessário fazer ajustes na inscrição.

“A elaboração da Área do Candidato teve o objetivo de favorecer os passos da inscrição em um ambiente interativo com o estudante. Entendemos como um importante avanço que facilita muito os procedimentos”, considera a pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo.

A implantação da Área do Candidato acaba com o problema histórico da duplicidade de inscritos e também extingue qualquer atendimento presencial no momento das inscrições.

Conhecendo a Área do Candidato

A Área do Candidato foi criada de forma a ser a mais simples possível. A interface é de fácil compreensão e cada passo tende a ser facilmente compreendido pelo candidato. A recomendação é usar o computador para melhor manejo da interface. Caso seja necessário acessar a Área do Candidato por algum dispositivo móvel, como tablet e smartphone, é indicado dar preferência para equipamentos com ambiente operacional Android.

A primeira tela da Área do Candidato solicita o preenchimento de um CPF válido, do próprio candidato. Quem fará provas para o primeiro módulo do Pism, deverá criar o usuário, informando nome completo, email e data de nascimento. Após essa etapa, o candidato receberá no e-mail informado um código de ativação, para que seja criada a senha de acesso ao sistema.

Candidatos precisam ter CPF próprio para fazer inscrição (Imagem: Reprodução)

Candidatos aos módulos II e III já terão parte dos dados informados, incluindo um e-mail que deve também ser verificado. Todos receberão um código de verificação via e-mail, para posterior criação de senha de acesso.

Dados pessoais e inscrição

No momento de cadastro de dados pessoais, cada candidato vai informar sexo, data, estado e cidade de nascimento, além do nome da mãe. Nas próximas telas, são pedidos documento de identidade, endereço e contato telefônico. Após a confirmação de todos os dados, o candidato entra na tela para inscrições e poderá, ali, escolher participar do Pism 2019 ou do Vestibular de Música.

Na tela seguinte, o candidato seleciona o módulo do Pism para o qual vai fazer provas. Nas próximas páginas, o candidato escolhe se quer solicitar nome social para realização das provas e se precisa de algum tipo de atendimento especial. Após essas etapas, o candidato deve informar o local onde deseja fazer provas e informar a escolaridade, apontando dados da escola onde estuda e ano previsto para conclusão do ensino médio.

(Imagem/Reprodução)

O momento seguinte é o da isenção da taxa de inscrição, para os candidatos que desejam participar do processo seletivo sem a necessidade de fazer qualquer pagamento. Após ultrapassar essa etapa, aparece a tela com os termos de inscrição e, na sequência, outra tela para conferência dos dados informados até o momento.

Cotas, curso e campus

Candidatos ao Módulo III do Pism devem ainda selecionar o grupo de cotas no qual deseja concorrer a uma das vagas, o campus onde pretende estudar e o curso escolhido.

Ao confirmar a inscrição, o candidato a qualquer módulo do Pism verá uma mensagem de confirmação, com link para impressão do comprovante provisório de inscrição (que não vale como comprovante definitivo para realização das provas) e da GRU, caso não tenha escolhido solicitar isenção da taxa de pagamento.

Candidatos devem anexar documentos digitalizados

As inscrições para o Pism 2019 e para o Vestibular de Música são exclusivamente online. Todas as solicitações de atendimento especial, sabatistas, nome social e isenção da taxa de pagamento serão feitas por meio da Área do Aluno. Enquanto se inscreve, o candidato se depara com telas sobre solicitação de uso de nome social, solicitação de atendimento especial (incluindo sabatistas) e solicitação de isenção.

Todos esses pedidos dependem de anexar documentos digitalizados que comprovem as necessidades, conforme determinado no edital. O ambiente aceita arquivos em três formatos, pdf, png e jpg, e tamanho máximo de 3 Mb.

Tire suas dúvidas

Nesta segunda-feira, 6, a partir das 16h, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen participará de uma live no Instagram na UFJF sobre as principais dúvidas dos candidatos em relação ao Pism 2019.