Projeto leva informações sobre a UFJF para escolas públicas de GV

Oferecer informações sobre a UFJF a alunos de escolas públicas e estimulá-los a ingressar na universidade. Este é objetivo de um projeto desenvolvido por três servidores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares. Coordenada pelos técnicos-administrativos Erick Carvalho Campos, Leonardo Alexandrino de Almeida e Lucas Ariel Dias da Silva, a iniciativa prevê palestras em vários colégios da cidade, como a que aconteceu nesta quarta-feira, 17, na Escola Estadual Israel Pinheiro. Aproximadamente 350 estudantes dos ensinos médio e fundamental conheceram melhor o que é uma universidade federal, as principais formas de ingresso, além de outras informações.

Segundo Erick, a ideia surgiu da “observação de que poucos valadarenses estavam usufruindo desse benefício que é ter uma universidade federal ‘dentro de casa’”. O servidor, que já coordenava um projeto direcionado à comunidade acadêmica – o Guia UFJF-GV –, decidiu ampliar as informações sobre o funcionamento da instituição para o público externo, para aquelas pessoas que consideram a universidade federal como algo impossível de alcançar. “A gente tenta suprir essa demanda de informação, que é tanto os benefícios de estudar lá na UFJF como em universidades do país inteiro, junto com a viabilidade de sonhar com isso”, afirma Erick.

Esse sonho de estudar em universidade federal se tornou realidade para o discente do curso de Direito do campus Kaíque Rodrigues de Freitas, 21. Agora, ele decidiu estimular outros jovens a também ingressarem na UFJF. “A partir do momento em que a gente está aqui dentro, tem uma ideia melhor. O que a gente está fazendo hoje não tinha pessoas que fizessem pela gente, a gente teve que estudar, pesquisar”, afirmou Kaíque, que é um dos seis bolsistas que atuam no projeto.

E a atividade já começou a surtir seus primeiros efeitos. Apesar de ainda estar no sétimo ano do ensino fundamental, Israel Mello Alves Macedo, 13, já sabe muito bem o que precisa fazer para ser programador e criar seus próprios jogos. “Eu tenho que me esforçar para ter uma faculdade boa”. Já para Lázaro Sayrom Nascimento de Souza, 13, a palestra “ajudou a descobrir o que ele quer para o futuro: fazer Direito”.

Para a diretora da escola Israel Pinheiro, Ana Cristina Marques Lemos, a iniciativa “é muito válida, por oportunizar aos alunos a vislumbrarem a possibilidade de ingresso na universidade”.

Ainda neste mês de outubro, cinco escolas de Governador Valadares serão contempladas pelo projeto, que pretende visitar outros colégios até a primeira quinzena de dezembro deste ano. Após esta data, a equipe vai se concentrar na produção de material, que vai ficar disponível no site da UFJF para acesso. Essa segunda etapa vai até fevereiro.

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV