Fechar menu lateral

UFJF concede título Honoris Causa ao ex-presidente João Goulart

05 de fevereiro de 2024

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai conceder o título de Honoris Causa (post mortem) ao ex-presidente João Goulart. A homenagem foi proposta pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH), e aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior (Consu) da Instituição, em reunião nesta segunda-feira, 5, como forma de reafirmar seu compromisso com a democracia, já que 31 de março de 2024 marca os 60 anos do golpe civil-militar de 1964.

O processo teve como relatora a diretora da Faculdade de Serviço Social, Marina Monteiro Castro e Castro. Ela ressaltou que o título simboliza um grito em defesa da democracia, da justiça e da memória e uma oportunidade propícia para refletir sobre o golpe, marcado por repressão, censura e violação dos direitos humanos.

Nascido em São Borja (RS), em 1919, Jango exerceu vários cargos políticos até chegar à presidência da República e ser deposto e exilado pela ditadura militar. Durante sua trajetória criou vínculos com Juiz de Fora, apoiando projetos na cidade e estabelecendo amizade com homens públicos locais, como Clodesmidt Riani. Para o presidente do Consu e reitor da UFJF, Marcus David, a concessão insere a UFJF nas atividades dos 60 anos do golpe, que precisam ser marcadas de forma muito firme com atos em defesa da democracia.

Outras deliberações
O Conselho aprovou ainda, por maioria, a autorização para que a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) seja credenciada como fundação de apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em nível nacional; o parecer de desfazimento, como descarte, do aparelho Ultrassom Color Dopper, marca Siemens, do Hospital Universitário, em decorrência de tentativas de reparo exauridas; e atas de reuniões de dezembro de 2023.

Também foi discutida proposta de novo regimento interno da Faculdade de Educação (Faced). A relatora Erika Savernini Lopes, diretora da Faculdade de Comunicação (Facom), deu parecer favorável à aprovação do documento, independente dos ajustes de redação sugeridos. No entanto, foram levantados, durante a reunião, alguns aspectos jurídicos de artigos específicos e o processo foi retirado da pauta para que passe por análise da Procuradoria.

Comunicações
O reitor fez ainda um breve relato sobre o evento de assinatura de repasse de verbas para obras do Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF) – que será em Belo Horizonte -, e o cancelamento da vinda de Lula a Juiz de Fora por mudanças na agenda do Governo federal. Por outro lado, se disse otimista em relação à expectativa de conclusão até 2026. Marcus David também mostrou-se preocupado com a redução na ordem de 4% do orçamento das universidades federais, quando a expectativa era de recomposição de valores suprimidos em anos anteriores.