Fechar menu lateral

Medalha JK homenageia profissionais de destaque na história da UFJF

18 de dezembro de 2023

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será entregue nesta terça-feira, 19, a 28 personalidades reconhecidas pela notável contribuição para o desenvolvimento da Pesquisa, do Ensino e da Extensão. A cerimônia de entrega terá início às 18h, no Anfiteatro do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A solenidade antecede as comemorações do 63º aniversário da UFJF, a ser celebrado em 23 de dezembro.

Entre os homenageados, destacam-se profissionais exemplares, incluindo professores, estudantes e servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs), cujas trajetórias deixaram uma marca indelével na história da Instituição. Neste ano, a medalha também será concedida in memoriam ao professor e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra, ao professor da Faculdade de Arquitetura e ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Demetre Basile Anastassakis, e à jornalista egressa da Faculdade de Comunicação, Natália Romualdo.

Secretário geral da UFJF, Edson Faria ficou surpreso ao ser indicado para a homenagem: “É uma honra” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O reconhecimento estende-se ao secretário geral da UFJF, Edson Faria, cuja indicação para receber a Medalha JK foi recebida com surpresa e satisfação. Com uma carreira de mais de 40 anos como professor na Instituição e vasta experiência em diversas áreas da docência, Faria vê a medalha como um tributo à sua dedicação à Universidade.

“É para mim uma honra ser agraciado, juntamente com pessoas que têm contribuições tão relevantes para que a UFJF tenha se consolidado como uma universidade democrática, qualificada, socialmente referenciada e academicamente reconhecida”, destaca o secretário geral, evidenciando a importância do reconhecimento para ele e para todos aqueles que têm colaborado para o fortalecimento da Instituição.

Ronaldo Pinheiro, servidor lotado no ICH, tem mais de quatro décadas de serviços prestados à Universidade (Foto: Arquivo pessoal)

Indicado pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH), Ronaldo Pinheiro é um exemplo de dedicação à UFJF. Pinheiro ingressou na Universidade em 1982, como auxiliar de serviços gerais. Após a política de enquadramento dos TAEs, o servidor foi promovido ao cargo de contínuo, passando a desempenhar suas funções diretamente na secretaria do ICH, onde atua nas atividades de atendimento ao público. Apesar de já possuir tempo de trabalho suficiente para ingressar na aposentadoria, Pinheiro continua ativo no Instituto.

“Foi uma surpresa a indicação, não imaginava um dia ganhar a medalha. É uma conquista de muitos anos de trabalho, dedicação e experiência. Agradeço a Deus por esse dia tão especial, que tenho certeza que será inesquecível”, emociona-se o servidor.

Estudante de Direito, Juliana Santos atua na luta em defesa das pessoas com deficiência (Foto: Arquivo pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra homenageada será a estudante da Faculdade de Direito, Juliana Santos. Aos seis anos, ela foi diagnosticada com displasia fibrosa óssea congênita, uma patologia grave, progressiva e permanente. Devido à doença, foi obrigada a parar os estudos antes de concluir o Ensino Fundamental. Após anos de esforço e incentivo dos filhos, ela ingressou em 2017 na UFJF e se tornou uma inspiração para o corpo docente e discente da Faculdade de Direito. A partir de sua trajetória pessoal, passou a contribuir na luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, atuando juntamente com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade e o projeto de extensão Núcleo de Direitos das Pessoas com Deficiência.

“A Lei de Inclusão não apenas assegura direitos, mas também efetiva aspirações de indivíduos anteriormente marginalizados. Como beneficiária das cotas, percebo nelas portas de acesso a oportunidades transformadoras, que geram a superação de barreiras históricas e trazem mudanças substanciais nas vidas das pessoas”, avalia Juliana.

Para a estudante, ela expressa não apenas a própria voz ao receber a Medalha JK, mas também, a de “inúmeros cidadãos e acadêmicos que são pessoas com deficiência (PCDs)”.

“É uma honra e uma imensa satisfação receber esta medalha da Universidade Federal de Juiz de Fora, pois sei que ela não apenas me representa, mas também representa uma comunidade diversa e inclusiva”, finaliza.

Medalha JK 

Criada em 2003 pelo Conselho Superior (Consu), a premiação anual recebe o nome do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), que assinou o decreto para a criação da Universidade, em 1960. Seguindo o exemplo de JK, cuja presidência foi pautada pelo crescimento econômico e pela valorização do interior como espaço de possibilidades, a Medalha JK homenageia personalidades – indicadas pelas unidades acadêmicas da UFJF e por sua Administração Superior – que contribuíram para a construção da Universidade e sua consolidação como vetor de mudanças econômicas e sociais.

A entrega acontece no Mamm nesta terça-feira, 19, a partir das 18h. O museu fica localizado na Rua Benjamin Constant, nº 790.

Confira a lista de nomes dos indicados de 2023: