Confira as deliberações do Conselho Superior desta sexta-feira, 18

18 de agosto de 2023.

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu nesta sexta-feira, dia 18, para continuar o debate das pautas previstas pela reunião ordinária. Como primeiro ponto de pauta, foi votada a procedência ou não do pedido de recurso de um servidor acusado de assédio sexual e demitido da instituição. A votação foi feita secretamente e, por maioria, com 32 votos, o pedido foi negado.

Foi aprovada a minuta de resolução que dispõe sobre o estabelecimento da metodologia de trabalho e as diretrizes para revisão e consolidação dos atos normativos anteriores ao ano de 2023. O trabalho da comissão que elaborou a minuta foi elogiado pelos presentes e o relatório sobre o processo, feito pela professora Luciana Melquíades, aprovado. O Consu também constituiu um grupo de trabalho sobre o tema, a partir dos membros da comissão, e convidará a professora Luciana para integrar o grupo.

Também foi aprovado o Regimento Interno da Faculdade de Odontologia. A professora Mayra Barbosa Guedes leu o parecer do processo, fazendo sugestões pontuais. O diretor da unidade, Márcio Campos, falou sobre a metodologia de elaboração do documento, esclarecendo dúvidas e sugeriu, ainda, a inclusão de um novo capítulo na minuta para contemplar as atividades de extensão, tendo a aprovação, por unanimidade, do Conselho.

O Diretório Acadêmico dos Estudantes solicitou a retirada de pauta da discussão sobre o Código de Ética e Convivência Discente, justificando o período de recesso acadêmico e a impossibilidade de debater a tempo, de forma mais ampla, a minuta junto aos alunos. O pedido foi atendido pelos conselheiros, e o tema voltará à pauta na próxima reunião ordinária em setembro.

Por fim, foi tratado sobre a constituição de um banco de servidores para realização de investigações preliminares, comissões sindicantes, administrativas ou disciplinares. A minuta recebeu diversas contribuições das entidades sindicais e de outros membros do Conselho e decidiu-se reuni-las para apreciação posterior. A secretaria irá fazer as alterações sugeridas e apresentar o texto novamente para votação dos destaques em uma próxima reunião.