O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta sexta-feira, 25, para sua sessão ordinária de  novembro. Após a leitura e aprovação de atas de duas reuniões  ocorridas no mês de julho passado, o reitor Marcus David passou a palavra à professora Girlene Alves da Silva, vice-reitora e presidente do Comitê de Monitoramento da Covid-19.

A professora informou que o comitê tem acompanhado a situação epidemiológica nas cidades de Juiz de Fora e de Governador Valadares, em Minas Gerais e no Brasil. Na sua última reunião, em 24 de novembro, o comitê analisou os dados  que mostram uma alta da média de casos mas que não representa uma tendência de pico de casos nas próximas semanas. Assim, a UFJF  orienta  que todos mantenham em dia a vacinação e reforça, junto àqueles que ainda não se imunizaram, que a vacina é a maior defesa contra a Covid-19. O uso de máscara permanece flexibilizado em todas as unidades da UFJF.

O professor Marcus David, em seguida, falou sobre o evento “JF Deguste Copa” que acontece na Praça Cívica do campus de Juiz de Fora. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  (ABRASEL) de Juiz de Fora, com patrocinadores e apoiadores locais e nacionais. O uso da praça cívica é resultado de um convênio de cessão não onerosa entre a entidade e a UFJF.

O reitor também informou que, na próxima semana, serão realizadas duas sessões solenes do Conselho Superior. No dia 29, ocorre a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao professor Rodolfo Valverde, do IAD-UFJF e, no dia 30, haverá a entrega do título de Professor Emérito ao ex-reitor Renê Mattos.

Após os comunicados da presidência, o Consu passou à análise e discussão dos assuntos da pauta e:

  • Aprovou, por unanimidade, o professor Henrique Braga, novo diretor da Faculdade de Engenharia, para compor o Comitê de Inovação da UFJF.
  • Rejeitou, por maioria, recurso interposto em face de indeferimento de matrícula de cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI).
  • Aprovou, por maioria, solicitação para que o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) possa deliberar e aprovar Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de forma remota. A estratégia será adotada apenas para a deliberação a respeito dos PPCs que forem alterados para a inserção da extensão no currículo do curso e enquanto durar esta necessidade, considerando a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, a Resolução Congrad nº 75/2022, de 12 de julho de 2022. Considera também a necessidade de dar celeridade aos trâmites no Congrad a fim de garantir tempo hábil para que a Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara) possa registrar os novos currículos no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) para a implementação no período letivo subsequente à sua aprovação.
  • Aprovou a atualização do Regimento Interno da Faculdade de Medicina, com algumas sugestões de ajustes.
  • Aprovou resolução que institui a Política de Elaboração, Armazenamento e Acesso aos Papéis de Trabalho elaborada pela Auditoria Interna da Universidade Federal de Juiz de Fora (Audin/UFJF).

Também foram analisados dois recursos ao Consu que, dada suas particularidades,  contaram com a participação, em plenário, dos recorrentes e de seus representantes legais para pronúncia de defesa. O primeiro recurso analisado se deu em face de indeferimento de matrícula em razão da não apresentação do comprovante de quitação eleitoral. Candidata reclassificada pelo processo seletivo pelo Sisu – 2ª edição 2022 para ocupar vaga no curso de Direito, do grupo de reserva de vagas B. Após a leitura do parecer e das manifestações da defesa, a maioria dos conselheiros presentes deu provimento ao  recurso.

Por fim, o Consu analisou  representação apresentada por discente do curso de Direito, que alega ilegalidade na cobrança das multas realizadas pela Biblioteca da UFJF por atraso na devolução de livros e tablets emprestados aos alunos.  O discente fez defesa oral perante os conselheiros que votaram com a relatoria do processo, rejeitando o recurso interposto.

Uma vez superados todos os pontos de pauta, o reitor deu a palavra ao professor Gustavo Abdala  que se despediu, após oito anos, do Consu, uma vez que, na próxima semana, passará a direção da Faculdade de Arquitetura à nova gestão recém-eleita.

A representação estudantil que vinha participando do Consu desde 2019, também pediu à palavra para se despedir já que o Diretório Central dos Estudantes – DCE também está em processo eleitoral.