O presidente do Conselho, reitor Marcus David, abriu a reunião com algumas comunicações. Sobre questões orçamentárias, disse não haver novidades em relação à última reunião, após o recuo do Governo federal em bloquear verbas do ensino superior, mas que as instituições permanecem em alerta. Ele lembrou ainda às unidades sobre a indicação de nomes para receberem a Medalha JK. Por fim, confirmou a segunda edição do Fórum de Sustentabilidade da UFJF, a ser realizado no período de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2022.

Já entre as pautas da ordem do dia, os conselheiros aprovaram manter os representantes atuais do Consu no Conselho Curador da Fundação CAEd, com a integração do vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Marcel Vieira, em lugar do professor Murilo Hingel, que solicitou sua substituição. Em seguida, foram confirmados indeferimentos de matrículas nos grupos de cotas por não obedecerem critérios relacionados à renda.

No item seguinte, o Conselho aprovou o parecer da relatora Valéria Faria, pró-reitora de Cultura, à concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Rodolfo Valverde, do IAD. Foi destacada a trajetória de 25 anos do docente na UFJF, nos cursos de Medicina e de Música, com destaque para sua participação nas conferências que antecedem os concertos do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O diretor do IAD, Fabrício Carvalho, fez questão de também prestar sua homenagem e ratificar o parecer.

Da mesma forma, a partir do parecer favorável do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Condé, o Conselho aprovou a concessão de título de “Professor Emérito” ao professor aposentado e ex-reitor, Renê Gonçalves de Matos. Durante o relato, que emocionou a todos, Condé relembrou o espírito combativo de Renê, na luta pela liberdade e pela democracia, desde a sua atuação como aluno, à frente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 1968, tendo inclusive sendo preso pela Ditadura Militar, ao seu reitorado, de 1994 a 1998, quando criou a Propesq (Pró-Reitoria de Pesquisa), o Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) e a Fadep (Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão) e aumentou em 25% o número de professores com mestrado e doutorado na instituição. O reitor Marcus David ainda lembrou que, na última semana, Renê estava presente nos atos em favor da universidade pública.

O Conselho, em seguida, aprovou a autorização para a realização do projeto “Gestão e Avaliação da Educação Pública em Níveis de Especialização e Mestrado Profissional”. O projeto, sob coordenação do professor Manual Palacios, da Faculdade de Educação, tem como objetivo a qualificação e o aperfeiçoamento profissional de gestores, técnicos e professores que compõem as redes de educação.

Também foi aprovado o projeto para a construção do abrigo de reagentes químicos (também chamado de almoxarifado de produtos químicos) da Coordenação de Sustentabilidade. A proposta é considerada relevante pela segurança e armazenamento correto destes materiais.

Por fim, devido à complexidade do tema, os conselheiros optaram por adiar a deliberação sobre a minuta de resolução que regulamenta a concessão de afastamentos para participação em ações de desenvolvimento dos servidores docentes e administrativos em Educação da UFJF. A expectativa é de que a pauta volte a ser discutida em dezembro.