O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou sua reunião ordinária do mês de setembro na sexta-feira, 30. Após a retirada de um dos pontos da pauta (Indicação de membros para composição do Conselho Curador da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), foram aprovadas as atas das reuniões de maio e analisados recursos de interpostos em  face de indeferimento de matrículas. Em seguida, os conselheiros passaram à apreciação dos demais assuntos.

Tendo em vista a necessidade de proporcionar aos estudantes do curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares, foi solicitada autorização para a contratação de novos espaços – construídos e montados especificamente para aluguel à UFJF, a partir de um caderno de encargos elaborado pela Universidade – para serem utilizados como clínicas odontológicas. Após a leitura do parecer e as necessárias explicações, a autorização foi dada por unanimidade.

O plenário analisou ainda a solicitação do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina para a liberação de aporte financeiro para o projeto “Tradução e validação da escala não-motora da International Parkinson’s Disease and Movement Disorders Society – MDS Non-Motor Rating Scale”. O projeto tem coordenação do professor Thiago Cardoso Vale, com participação de profissionais do quadro permanente da UFJF em percentual inferior a um terço. O pedido, aprovado por unanimidade, prevê o auxílio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) na execução financeira do projeto.

Por fim, os conselheiros aprovaram por unanimidade a prestação de contas, referente ao ano de 2022, da Fundação CAed.

Ao final, o reitor Marcus David parabenizou os professores Lyderson Viccini e Marceso Silvério, eleitos e reconduzidos, respectivamente, à direção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e à direção da Faculdade de  Farmácia. Ele também agradeceu ao professor Eduardo Machado Vilela, que assumiu a direção, como pró-tempore, da Faculdade de Odontologia para dar seguimento às eleições da unidade acadêmica, vencidas pelos professores Márcio Campos (diretor) e Robert Vitral (vice).

Em seguida, o professor Marcos Borges informou que, em breve, deixará a direção da Faculdade de Engenharia. Por fim, o professor Augusto Cerqueira aproveitou para se despedir do Conselho por completar sua gestão à frente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF).