Confira as decisões do Consu desta sexta-feira, 29

29 de julho de 2022

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nesta sexta, 29 de julho, a retomada dos trabalhos da comissão que visa regulamentar o acesso às reuniões do órgão. O objetivo é dar ainda mais transparência às discussões e deliberações aprovadas. As direções das faculdades de Comunicação e de Serviço Social vão conduzir os estudos. A Administração Superior e entidades representativas que compõem o Conselho também devem indicar membros para integrarem a comissão.

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, que conduziu a reunião, informou aos conselheiros sobre a realização da audiência pública relativa aos cortes no orçamento da instituição. O evento está marcado para a próxima sexta-feira, 5 de agosto, às 14h30, no auditório da Faculdade de Engenharia. Ela ainda comunicou que o uso de máscaras, em Governador Valadares, a partir da análise de indicadores do município, passou a ser facultativo. Já em Juiz de Fora, o uso continua obrigatório nos ambientes internos administrativos e acadêmicos da Universidade.

O Conselho decidiu adiar a discussão sobre regulamentação de reuniões remotas dos órgãos colegiados superiores, comitês e comissões da UFJF. A decisão atendeu encaminhamento da presidência para o Consu aguardar a finalização dos estudos da comissão que avalia condições e normas de implantação do teletrabalho na Universidade. Os resultados apresentados por esta comissão devem nortear as diretrizes para a normatização de todos os setores. Outra proposta relacionada ao tema foi a aprovação, em caráter excepcional, da continuidade da participação remota de representantes de Governador Valadares nas reuniões realizadas em Juiz de Fora até que sejam definidas as normas do teletrabalho na instituição.

Foi aprovado ainda o recebimento, pela UFJF, de doação de aparelhos apreendidos pela Receita Federal, para o Hospital Universitário (HU-UFJF/Ebserh). O acordo de cooperação visa atender a população de forma geral. Desta vez, o setor de Endoscopia do HU receberá os equipamentos que, segundo o superintendente do Hospital, Dimas Araújo, vão evitar que pacientes, principalmente internados em UTIs, tenham que ser removidos de uma unidade a outra para fazer exames. Ele ressaltou, além da assistência para o usuário de saúde, a importância da doação para o ensino e a pesquisa.

A pauta também incluiu indicações de membros para comissões específicas, aprovação de atas de reuniões de fevereiro, março e abril, e análises de recursos de matrículas indeferidas para ingresso por cotas socioeconômicas.