Confira as decisões do Consu na reunião desta sexta, 29

02 de maio de 2022

Na última sexta-feira, dia 29, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu para analisar e discutir os seguintes temas:

A partir da experiência de se fazer reuniões remotas (virtuais), durante  o período de suspensão das atividades presenciais pela epidemia de Covid-19, o Consu criou uma comissão que deverá, em 30 dias, propor uma regulamentação para que os órgãos colegiados da UFJF possam fazer reuniões virtuais. Esta comissão terá a seguinte formação: três conselheiros; dois representantes da Administração Superior; um representante do Campus Avançado de Governador Valadares; e dois representantes de cada uma das entidades.

O Consu  aprovou, por maioria, a criação de uma comissão  para apresentar  um plano de gestão de pessoas que permitirá, inclusive, a implantação do sistema de Teletrabalho, conforme vem ocorrendo em outros órgãos da administração federal. Formada por representantes do Consu, da administração superior, de Governador Valadares e das entidades, a comissão deverá trabalhar para, em breve, apresentar este plano ao conselho.

Também foi aprovada, pela maioria dos presentes, uma resolução que define a destinação de três áreas  para o Parque Científico e Tecnológico da UFJF. A primeira área está localizada no Campus da UFJF e será usada para a  construção do edifício sede do Parque. A segunda, é parte de uma estrutura existente na Zona Norte da cidade, e a terceira área é o terreno existente às margens da BR-040. As questões relativas à governança  dos espaços e as relações destes com o ensino, a pesquisa e a extensão serão ainda objeto de posterior regulamentação pelo Conselho Superior.

Foi dada a autorização para que a Fundação Caed realize o projeto  “Pesquisa de Avaliação 2022-2025”, com participação de profissionais do quadro permanente da UFJF em percentual inferior a ⅓ (um terço). A proposta apresentada refere-se a projeto já aprovado e homologado pelo Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP).

O Consu apreciou, e negou por maioria, recurso administrativo interposto por servidor docente em face de decisão do Senhor Reitor da UFJF que indeferiu pedido de desenvolvimento na carreira (progressão funcional).

Em seguida,  o Consu passou à apreciação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2027), conforme a metodologia prevista na Resolução 24.2021 do CONSU/UFJF. O PDI 2022-2027 apresentado ao Consu é o resultado de um esforço coletivo de diferentes grupos de trabalho. Foram propostas 129 ações (com metas e indicadores diferenciados). Apenas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, foram apresentadas 54 ações que deram origem a 154  metas a serem alcançadas.

Entretanto, por atingir as quatro horas regulamentares de reunião, a discussão e votação do PDI 2022-2027 ficará para uma reunião – de continuidade – a ser ainda marcada para esta semana.