Distanciamento não é mais necessário no interior das instalações da UFJF

11 de março de 2022

Reunido extraordinariamente na manhã desta sexta-feira, dia 11, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) discutiu e aprovou, por maioria, a recomendação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o novo Coronavírus (Sars-Cov-2) para que, no que se refere ao espaçamento, a ocupação dos ambientes na UFJF possa evoluir para a ocupação plena. Assim, não é mais necessário o distanciamento dentro de salas de aulas, espaços acadêmicos e administrativos.

Esta decisão foi baseada no atual quadro epidemiológico, na cobertura vacinal nas cidades onde a UFJF possui campi e ainda nas demais medidas de proteção, entre elas, a higienização das mãos; a obrigatoriedade e o uso correto da máscara conforme orientações vigentes da Anvisa; o sistema de monitoramento dos casos e suspeitos e, ainda, a exigência do comprovante de vacinação.

Nas situações onde houver a necessidade da pessoa retirar a máscara, por exemplo, no Restaurante Universitário (RU) e nas cantinas, deve-se manter o distanciamento de 1 (um) metro. Nos locais abertos dos campi, conforme decretos municipais de Juiz de Fora e Governador Valadares, o uso de máscaras não é obrigatório. Sugere-se desestimular eventos que possam gerar aglomerações e consequente quebra do uso correto das máscaras. Além disso, vale destacar que pessoas com síndromes gripais não devem comparecer à UFJF, informando ao Busco Saúde seus sintomas.