Reunido extraordinariamente na tarde desta quarta, 9 de fevereiro, o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu UFJF) alterou elementos de seu protocolo de biossegurança. As normativas foram adequadas aos protocolos estadual e municipal e à portaria interministerial MTP/MS Nº 14, de 20 de janeiro de 2022.

Uma das principais mudanças foi a alteração do distanciamento linear mínimo em todos os ambientes da UFJF para um metro (1,00 m) entre as pessoas, medido boca a boca. Além disso, foram feitas as seguintes alterações:

  • Fim do uso de plástico filme para revestimento de equipamentos como teclados e telefones;
  • Fim do uso de barreiras de acrílico;
  • Uso de protetores faciais com viseiras transparentes recomendado para ambientes e situações específicas de atendimento ao público.

Aprovadas pela maioria dos conselheiros, as mudanças atendem ao encaminhamento da Comissão de Infraestrutura e Saúde – CIS/UFJF e às recomendações do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus. Entre as justificativas para as alterações destaca-se a ampliação da cobertura vacinal nos municípios de Juiz de Fora e de Governador Valadares, o baixo risco de contaminação por contato com superfícies, a disseminação do uso da máscara e dos procedimentos de higienização das mãos entre a população.

As mudanças aprovadas têm aplicação imediata junto às unidades administrativas da UFJF. No Colégio de Aplicação João XXIII, as medidas serão aplicadas a partir da próxima segunda-feira (14), quando o colégio retoma as aulas presenciais. Já nas demais unidades acadêmicas, as mudanças serão válidas para o 1º semestre de 2022, com início em 18 de abril para aulas presenciais.

Na próxima sexta-feira (11), o Consu terá uma nova reunião extraordinária para tratar a questão do passaporte vacinal e, no dia 16, quarta-feira, uma reunião para adequar as resoluções em vigor sobre trabalho e o ensino na pandemia.

A UFJF segue acompanhando e monitorando as condições epidemiológicas das cidades onde se localizam seus campi para garantir o retorno gradual e seguro das atividades presenciais.