Consu aprova Código de Ética da UFJF e regras para tratamento e proteção de dado

02 de dezembro de 2021

Em sua reunião ordinária de novembro, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o Código de Ética da instituição. O documento traça condutas que devem ser adotadas pelos servidores e colaboradores do órgão no relacionamento com o público, no ambiente de trabalho e na execução das atividades, além de trazer esclarecimentos sobre casos de conflito de interesses e sobre o uso do cargo público pelos servidores da Universidade.

O Consu aprovou ainda a regulamentação interna para o tratamento e a proteção de dados, considerando as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta regulamentação interna alinha as ações da UFJF à LGPD e representa a garantia de privacidade e segurança na gestão de dados dos diversos públicos que compõem a comunidade acadêmica ou que se relacionam diariamente com a Universidade. A resolução aprovada cria também um comitê interno que ficará encarregado de adequar a UFJF à legislação.

O Consu ainda discutiu e aprovou a recondução dos professores Marconi Fonseca de Moraes e Gustavo Abdala para compor, como representantes do Conselho, o Fórum de Sustentabilidade da UFJF; os nomes da professora Mylene Cristina Santiago, como coordenadora, e da servidora técnico-administrativa em Educação (TAE), Nádia Ferreira de Faria Braga, como vice-coordenadora, do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Ainda foi aprovada a resolução que altera as normas para os processos seletivos de docentes substitutos da UFJF.

Na reunião, realizada em três etapas, também foram analisados e indeferidos recursos de matrículas de discentes de graduação.