Consu mantém atividades presenciais suspensas até fim de agosto

30 de junho de 2021.

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta quarta-feira, 30, de forma extraordinária, para deliberar sobre a continuidade da suspensão das atividades presenciais. A reunião teve início com a apresentação, por pesquisadores da UFJF, do panorama atual da situação epidemiológica em Juiz de Fora e em Governador Valadares.

Após os debates e considerando as recomendações apresentadas pelo Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre o Coronavírus, os conselheiros aprovaram, por maioria, a manutenção da suspensão das atividades presenciais previstas nas resoluções do Consu nº 10 e 15/2020; 30/2021 e derivadas delas, até o dia 28 de agosto de 2021.

Quaisquer eventuais atividades de trabalho presencial decorrentes dessas resoluções deverão seguir rigorosamente os protocolos de biossegurança aprovados pela instituição.

Todas as ações que orientam o cuidado às vidas das pessoas devem permanecer como principais objetivos da instituição. A Universidade continuará a fazer campanhas educativas relacionadas às medidas de prevenção e controle da Covid-19 para a comunidade acadêmica.

A UFJF orienta ainda que se mantenha as medidas de distanciamento social, contribuindo com as ações municipais (Juiz de Fora e Governador Valadares) e estaduais de cuidado e prevenção, no sentido de reduzir a exposição de trabalhadores e estudantes da Universidade aos riscos de contaminação.

Por fim, dentro das possibilidades acadêmicas, jurídicas e financeiras, serão mantidas as parcerias entre a UFJF e os municípios de Juiz de Fora e Governador Valadares, no sentido de viabilizar as ações que possibilitem o enfrentamento da Covid-19, tais como: participação em comitês de assessoramento, produção e doação de insumos, realização de pesquisas; produção e divulgação de campanhas educativas para a população; capacitação e treinamento de equipes; produção de materiais educativos, realização de testes diagnósticos.