O reitor apresentou estudos realizados pela Administração superior, e duas propostas de ajuste inicial. Os pró-reitores de Infraestrutura e Apoio Estudantil detalharam possíveis ajustes em suas áreas. O debate realizado a seguir incluiu manifestações de representantes dos Conselhos de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, de diretores de Unidade, do campus GV, de pró-reitores, da representação discente, do Sintufejuf e da Apes.

As avaliações foram de que o déficit orçamentário, com a redução dos recursos para o custeio da UFJF coloca em risco sua manutenção como instituição que oferece educação de qualidade, inclusão de transformação social. A necessidade de cortes causa impacto negativo em importantes projetos desenvolvidos na Universidades Federal de Juiz de Fora, nas suas três áreas: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O complexo debate sobre o tema não foi esgotado nas quatro horas regimentais. Assim, a reunião foi suspensa e será retomada na segunda-feira para encaminhamentos e deliberações.