Fechar menu lateral

Conselho Superior altera resolução sobre laboratórios de pesquisas

O Conselho Superior aprovou alterações na resolução 51/2020 – CONSU, que agora permite a participação de alunos de graduação (bolsistas de iniciação científica) em laboratórios de pesquisa. A permissão, aprovada em reunião realizada na tarde dessa sexta-feira, 12, é válida apenas para projetos relacionados diretamente ao combate à pandemia de Covid-19, em que a participação de graduandos seja imprescindível e justificada.

O tema retornou ao Conselho Superior a partir de parecer encaminhado pela Comissão Acadêmica de Ensino Superior, que avaliou o pedido do Conselho quanto à possibilidade de realizar a mudança, garantindo o desenvolvimento científico e acadêmico com a manutenção das condições de saúde e biossegurança.

Em um primeiro momento, foi analisada e aprovada especificamente a alteração de resolução que trata dos laboratórios de pesquisa. A participação de alunos de graduação em outras modalidades acadêmicas será tema de discussão e análise pelos Conselhos Setoriais de Extensão e Graduação, com posterior apreciação pela Comissão Acadêmica de Ensino Superior e deliberação do Conselho Superior.

O Conselho Superior também definiu a inscrição no Termo de Compromisso, a ser assinado por aluno e professor(a) orientador(a), que a participação de bolsistas de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa será facultativa, podendo ser interrompida a qualquer momento, sem prejuízo ao plano de trabalho ou à recepção da bolsa.