Fechar menu lateral

Consu aprova normas para uso excepcional dos laboratórios de pesquisa

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou nesta segunda-feira, 5, a resolução que orienta sobre a utilização excepcional dos laboratórios de pesquisa durante a pandemia de Covid-19. A discussão da proposta havia sido iniciada na última reunião do Conselho, em 2 de outubro. O teor da resolução será publicado no site do Consu.

Ainda no primeiro encontro, a relatora do processo, pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, apresentou parecer favorável à aprovação da minuta. Aberta a rodada de discussão, uma série de propostas de novas redações, no intuito de corrigir e adequar termos e funcionalidades do instrumento normativo, foi apresentada por diretores de unidade, coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) e membros de conselhos setoriais.

Pró-reitores de diversas áreas da UFJF prestaram esclarecimentos, debateram e eventualmente acataram algumas sugestões, chegando a consenso. Outras questões precisaram ser analisadas com mais profundidade. A discussão inicial ultrapassou o tempo regimental da reunião que precisou ser interrompida.

Nesta segunda-feira, 5, a reunião foi retomada e novas alterações foram sugeridas. Feitas todas sugestões, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, apresentou as redações que ainda puderam ser mais uma vez revisadas pelos conselheiros.

Terminada a leitura das alterações sugeridas, o reitor da UFJF, Marcus David, procedeu com a votação. Ao final, o texto foi aprovado por maioria.

O reitor Marcus David terminou, agradecendo à participação de cada um dos conselheiros e lembrando que a minuta foi apreciada por outros conselhos e comissões que, assim como o Consu, contribuíram para a melhoria do instrumento normativo.