Fechar menu lateral

Consu aprova propostas da Comissão de Condições de Trabalho e Gestão de Pessoas

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta sexta-feira, 21, para discutir o relatório final de conclusão dos trabalhos da Comissão de Condições de Trabalho e Gestão de Pessoas. O relatório vai subsidiar as discussões sobre a minuta de resolução do trabalho remoto na Universidade.

O reitor da UFJF, Marcus David, abriu a reunião, solicitando permissão para que membros e assistentes técnicos da comissão pudessem acompanhar a discussão. Em seguida, passou a palavra para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro, que fez um histórico dos trabalhos da comissão.

Em seguida, o coordenador de de Alocação e Movimentação de Pessoas, Rafael Lucas da Silva Santos, apresentou os resultados do diagnóstico elaborado pela comissão feito junto aos trabalhadores da UFJF. Após a exposição, Kátia explicou as propostas a serem implementadas no ramo da gestão de pessoas devido à pandemia do novo coronavírus.

Membro da comissão prestaram mais alguns esclarecimentos e, na sequência, o reitor Marcus David abriu a reunião para o debate do relatório.

A vice-diretora da Faculdade de Letras, Aline Alves Fonseca, fez algumas observações pontuais sobre o relatório apresentado. A presidente da Associação de Professores do Ensino Superior (Apes), Marina Barbosa Pinto, refletiu sobre o momento e os passos a serem dados a partir da aprovação do relatório.

O diretor do Instituto de Ciências Humanas, Robert Daibert Júnior, perguntou sobre as questões que envolvem os professores concursados e o reitor Marcus David esclareceu que o tema será tratado na próxima reunião do Conselho, com base nas decisões do Ministério da Educação (MEC).

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, solicitou uma inclusão em um dos artigos do relatório.

O diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, José Gustavo Francis Abdala, parabenizou a comissão e buscou informação sobre a necessidade de gravação das reuniões, questionando se a ata não seria suficiente. A diretora da Faculdade de Comunicação, Marise Mendes, reforçou a importância de as reuniões serem feitas nas plataformas institucionais da UFJF.

Após as considerações dos conselheiros, o reitor iniciou o regime de votação do item 7 do relatório, referente às propostas da Comissão. O item foi aprovado por unanimidade, com 46 votos.