Conselho Superior se reúne nesta sexta-feira, dia 31

A vice-reitora Girlene Alves presidiu a reunião extraordinária do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta sexta-feira, dia 31. Na abertura, apresentou a pauta única, um recurso sobre uma prova didática de um concurso no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Departamento de Bioquímica.

Girlene explicou quais eram os procedimentos regimentais sobre casos como aquele e informou que a candidata pediu a fala de sua advogado na reunião. Solicitou aprovação desta requisição, a qual foi aprovada por unanimidade.

Em seguida, a professora e diretora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, relatora do processo, leu o parecer. Foi autorizada a entrada da representante legal da candidata, doutora Raíssa, que apresentou a defesa nos 15 minutos regimentais.

Na sequência, a professora Aline reafirmou todas as colocações em seu parecer e segui-se para discussões. Um dos representantes dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Márcio Roberto Sá Fortes, questionou sobre algum litígio administrativo, o que foi esclarecido pela relatora de que não havia.

O professor e diretor da Faculdade de Educação (Faced), Álvaro Quelhas, disse que o relato da professora Aline deixava clara a situação.

A seguir, o professor Denis Alves Perdigão, do campus de Governador Valadares, seguiu a sugestão do professor Álvaro Quelhas para que se fizesse uma revisão da legislação do concurso, com elaboração de uma cartilha  para auxiliar especialmente aos professores que compõem a banca vinda de fora.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, cumprimentou a professora Aline pelo relato e também os professores, afirmando que as regras devem ser sempre atualizadas. Kátia informou que uma nova proposta já está sendo analisada a fim de ser encaminhada para avaliação do Consu. A pró-reitora também explicou que, antes de todas as bancas, há sempre orientação para os chefes de departamento envolvidos no certame para esclarecimentos de resolução.

A vice-reitora Girlene Alves agradeceu a relatora e iniciou a votação. Lembrou que o voto era secreto, conforme o regimento.

Foram 34 votos favoráveis, um contra, e três abstenções. Depois disso, a reunião do Conselho Superior foi encerrada.